Operação Onda Verde apreende 62 aves silvestres e arma de fogo em cinco municípios de Alagoas

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental flagrou criação ilegal de animais e resultou em prisão por posse irregular de arma

Publicado em 13/02/2026, às 14h46
Foram apreendidos 62 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro - Ascom PMAL
Foram apreendidos 62 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro - Ascom PMAL

Por TNH1 com Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas realizou a operação Onda Verde, resultando na apreensão de 62 aves silvestres e uma arma de fogo, com o intuito de combater a manutenção irregular de animais e a caça ilegal em várias cidades.

As fiscalizações ocorreram em Junqueiro, Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, Porto Calvo e Maceió, resultando em seis Termos Circunstanciados de Ocorrência por crimes ambientais e um flagrante por posse irregular de arma.

Os animais resgatados serão levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para avaliação, com a possibilidade de reintegração à natureza após os cuidados necessários.

Resumo gerado por IA

A Polícia Militar de Alagoas realizou, nessa quinta-feira (12), mais uma etapa da operação Onda Verde, com fiscalizações em municípios do interior e da capital. A ação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e resultou na apreensão de 62 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, além de uma arma de fogo.

A operação tem como objetivo combater a manutenção irregular de animais silvestres e práticas de caça ilegal. As diligências ocorreram nos municípios de Junqueiro, Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, Porto Calvo e Maceió.

Durante as fiscalizações, foram lavrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por crimes ambientais e registrado um flagrante por posse irregular de arma de fogo.

No povoado Sapucaia, zona rural de Junqueiro, os policiais apreenderam 20 aves silvestres mantidas em cativeiro. No mesmo local, foi encontrada uma espingarda calibre 32, acompanhada de seis munições — quatro recarregadas e duas deflagradas. Foram lavrados auto de prisão em flagrante e auto de exibição e apreensão.

Os animais resgatados serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão por avaliação e, posteriormente, poderão ser reintegrados à natureza.

Gostou? Compartilhe