Outubro Rosa do Hospital Universitário conscientiza sobre o câncer de mama

Publicado em 28/09/2018, às 12h30
Reprodução
Reprodução

Por Assessoria

Em comemoração ao Outubro Rosa e com o objetivo de aproximar as mulheres ao conhecimento do próprio corpo é que, nos dias 29 e 30 de setembro, a partir das 8 às 12h, a comunidade do Vergel receberá uma equipe de profissionais da área de saúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), formada por ginecologistas, mastologistas e residentes de medicina, que oferecerão para as mulheres da região palestras e exames de rastreamento mamário. Segundo Pérsis de Oliveira, mastologista do HU, a chance de cura da doença está interligada ao diagnóstico precoce. “Quanto mais precoce o tratamento, há mais chances de cura”, assegura.

Reforçando a necessidade da prevenção, o médico Persis de Oliveira afirma sobre a necessidade de a sociedade ter acesso à saúde, sobretudo, a população mais pobre. Segundo o mastologista, o maior índice de lesão avançada do câncer de mama está na população mais carente, “por isso que a comunidade do Vergel foi escolhida”, pontua.

Além dos dias 29 de 30 de setembro, o Projeto Outubro Rosa do Hupaa realizará outras atividades, abertas ao público, nos dias 01 e 02 de outubro, no auditório do Hupaa. As inscrições podem ser feitas através do http://bit.ly/HU-no-Outubro-Rosa.

Riscos

Genética, alimentação, estresse, excesso de peso são inseridos como fatores de risco condicionantes ao aparecimento do câncer de mama. José Humberto Chaves, médico do HU, ressalta que, como forma de prevenção, é também necessário praticar atividades físicas, evitar o álcool e o cigarro. Ele pontua que as mulheres que necessitam de reposição de hormônios precisam de uma avaliação detalhada antes de iniciar o tratamento, já que esta terapia hormonal pode ser um desencadeador do câncer de mama. “Se a paciente tem predisposição para o tumor, o ideal é não fazer a terapia de reposição de hormônio”, afirma.

Tratamento

Disponível no HU, o tratamento de combate ao câncer pode ser feito através de hormônio, cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Caso a paciente necessite retirar a mama, é possível fazer a reconstrução do órgão no Hospital, através do aproveitamento de tecidos do abdômen e das costas. Como medida preventiva, o HU disponibiliza também mamografias e ultrassonografias mamárias.           

Fonte: HUPAA

O quê: Projeto Outubro Rosa

Quando e Onde: 29 e 30 de setembro (Comunidade do Vergel) – 01 e 02 de outubro (Hospital Universitário)

Gostou? Compartilhe