Meu Bichinho

Pace, o cão atleta que conquistou os corações da orla de Maceió

Em 4 de Fevereiro de 2026 às 22:41
[Colocar ALT]
Caption

Os cães comunitários vêm ganhando cada vez mais espaço no coração de quem ama animais, mas não pode levá-los para casa. Na orla marítima de Maceió, um deles se tornou símbolo de carinho, proteção e muito esporte: Pace, o cão atleta que virou estrela entre moradores, atletas e turistas.

De pelagem preta, porte médio, corpo atlético e pequenas manchinhas brancas nas patinhas e no pescoço, Pace é presença garantida nos trechos que compreendem as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Jovem, sociável e cheio de energia, ele não apenas acompanha, como participa ativamente da rotina esportiva da orla, correndo ao lado de atletas, nadando, seguindo ciclistas e até interagindo com remadores. Para ele, esporte é estilo de vida.

Um cão que nasceu para a praia

Segundo a influenciadora digital Juliana Muniz, que hoje é uma das principais responsáveis pelos cuidados e visibilidade do animal, Pace nasceu na própria praia e sempre viveu por ali.

“Ele andava com outros cachorrinhos, que aos poucos foram sendo adotados ou saíram da orla. O Pace foi o único que ficou, que nunca quis sair dali e sempre foi o único atleta”, conta.

Desde o início, Pace demonstrou afinidade com a Agra Assessoria Esportiva, local onde costuma passar boa parte do dia, se alimentar e descansar. Foi ali, inclusive, que ele ganhou o nome que hoje combina perfeitamente com sua rotina. “O Pace sai para correr e sempre volta para lá. Apesar de circular e socializar com todas as assessorias da praia, aquele é o cantinho favorito dele”, explica Juliana.

De cão comunitário a astro da orla

A popularidade de Pace cresceu ainda mais após fotos e vídeos compartilhados por Juliana Muniz, que soma hoje mais de 240 mil seguidores nas redes sociais. “Hoje, todo mundo que avista o Pace já o chama pelo nome, brinca e o recebe com carinho. Ele virou um verdadeiro astro da orla”, afirma.

Com a visibilidade, veio também uma rede de proteção. Juliana passou a cuidar diretamente da saúde e segurança do cão, contando com o apoio de parceiros importantes, como o delegado Leonam, a clínica veterinária Neve e a Totolândia. “Essas pessoas e empresas fazem muito não só pelo Pace, mas por todos os cachorrinhos da orla. Já conseguimos salvar vários animais atropelados, realizar castrações e promover adoções, tudo sem custo. Sem esse apoio, nada disso seria possível”, pontua.

Saúde de atleta profissional

Pace está com a saúde rigorosamente em dia: vacinado, vermifugado, protegido contra parasitas e castrado em agosto de 2025. Curiosamente, ele foi o último entre os cães resgatados por Juliana a passar pelo procedimento.

“Eu segurava a castração porque tinha receio de prejudicar o desempenho dele como atleta. Mas, pensando na proteção, principalmente com o aumento do fluxo de turistas e carros no fim do ano, decidimos castrar”, explica. O resultado surpreendeu: Pace não apenas manteve o desempenho, como ficou ainda mais forte. “Ele continuou veloz, sagaz, disposto… e está ainda mais musculoso. Os exames mostram uma saúde impecável. Pace é um super atleta e é extremamente feliz vivendo essa rotina.”

Adoção? Só se for do jeito dele

Apesar de já terem tentado a adoção, Pace segue como cão comunitário. E isso não é por falta de interessados, mas por uma questão de perfil. “A adoção dele teria que ser muito específica. Ele precisa de alguém que entenda e proporcione essa rotina de praia e esporte todos os dias, porque é ali que ele é verdadeiramente feliz”, relata Juliana.

A divulgação constante teve um objetivo claro: proteção. “Por ele ser um cão sem raça definida e de porte médio, eu tinha medo de que alguém o machucasse por preconceito. Quando ele ficou conhecido, as pessoas passaram a se aproximar, brincar e protegê-lo.”

Um pouco tutor, um pouco de todos

Hoje, Pace é tratado como se fosse de todo mundo e, ao mesmo tempo, de ninguém. Ele tem livre acesso a lojas, farmácias, pet shops, lanchonetes, academias e diversos estabelecimentos da orla, que oferecem abrigo, água, comida e um lugar para descansar.

Todo mundo quer uma foto, um carinho ou uma corrida ao lado do cãozinho que se tornou símbolo de convivência harmoniosa entre pessoas e animais.

Pace nas redes sociais e na causa animal

Com o crescimento do carinho pelo cão, Juliana criou um perfil exclusivo para o Pace no Instagram (@atletapace), com o objetivo de ampliar ainda mais sua proteção e ajudar outros animais da orla. “A ideia era garantir que ele tivesse sempre onde dormir, comer e receber carinho, além de conseguir parcerias para ajudar outros cachorrinhos. E isso já está acontecendo.”

Graças à visibilidade do Pace, diversos animais já foram resgatados, tratados, castrados e adotados. “Ele será um símbolo de luta e proteção animal. Isso é só o começo”, afirma.

Celebridade de quatro patas

Pace é descrito por quem convive com ele como inteligente, rápido, forte, dócil e extremamente carismático. Corre diariamente com pelotões de atletas e se tornou uma verdadeira celebridade da orla.

Há, inclusive, turistas de várias partes do Brasil que organizam suas viagens a Maceió com o objetivo de conhecê-lo. “Eles montam o roteiro com base nos lugares que o Pace frequenta e vão correr na orla só para treinar ou tirar uma foto com ele. Ele é o momento — e eu estou aqui para protegê-lo por onde for”, finaliza Juliana Muniz.

Gostou? Compartilhe