Paciente encontra larvas em marmita servida na UPA do Benedito Bentes

Publicado em 18/02/2026, às 16h26
Reprodução
Reprodução

Por TNH1

Um paciente da UPA do Benedito Bentes, em Maceió, encontrou larvas em uma marmita servida na unidade, gerando preocupação sobre a qualidade da alimentação oferecida aos pacientes.

A diretora-geral da UPA, Laís Feitosa, informou que a empresa responsável pelo fornecimento das refeições foi notificada extrajudicialmente e que uma equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde realizará uma visita técnica para investigar as condições higiênico-sanitárias.

Além da notificação à empresa, a UPA reafirmou seu compromisso com a segurança alimentar, destacando que vistorias regulares nas marmitas são parte de suas práticas de controle de qualidade. A unidade seguirá monitorando a situação com rigor e transparência.

Resumo gerado por IA

Um paciente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Benedito Bentes, em Maceió, se surpreendeu ao abrir uma marmita servida no local e encontrar larvas na comida. Imagens enviadas ao TNH1 mostram a refeição contaminada com o inseto.

O prato servido, pela foto, aparenta ser frango cozido com macaxeira. Nas fotos, uma larva aparece exatamente em cima da proteína e a outra na lateral interna do recipiente de isopor, utilizado para armazenar o alimento.

Por meio de nota (leia na íntegra ao final da matéria), a diretora-geral da UPA, Laís Feitosa, esclareceu que, assim que tomou conhecimento do caso, notificou extrajudicialmente a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições.

Além disso, segundo traz o posicionamento oficial, uma equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), em conjunto ao setor de Qualidade da unidade, realizará uma visita técnica ao local de preparo das refeições “para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar”.

Leia a nota de esclarecimento na íntegra:

A UPA Benedito Bentes vem a público esclarecer sobre algumas imagens que mostram marmitas com larvas, as quais teriam sido supostamente servidas na unidade.

Assim que tomou conhecimento do caso, a direção da UPA adotou imediatamente as medidas cabíveis, realizando uma notificação extrajudicial à empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições. A empresa já se prontificou a averiguar a situação com urgência, a fim de identificar e apurar eventuais falhas no processo.

Informamos ainda que a equipe do Sciras (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), em conjunto com o setor de Qualidade da unidade, realizará uma visita técnica ao local de preparo das refeições para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar.

Ressaltamos que é procedimento de praxe da UPA realizar vistorias regulares nas marmitas servidas aos pacientes, como parte das ações contínuas de controle e garantia da qualidade dos alimentos ofertados.

A UPA Benedito Bentes reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e o respeito aos pacientes e seguirá acompanhando o caso com total rigor e transparência.

Atenciosamente,
Laís Feitosa,
Diretora-geral da UPA Benedito Bentes

Gostou? Compartilhe