Paciente precisa ter disciplina após a cirurgia bariátrica

Publicado em 17/12/2018, às 13h49
Imagem Paciente precisa ter disciplina após a cirurgia bariátrica

Por Assessoria

Números recentes apontam que mais de 100 mil pessoas passaram por cirurgias bariátricas no Brasil. O procedimento, além da redução de peso, é indicado para o controle ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade, mas exige disciplina e resiliência dos que optam pelo tratamento.

Entre as mudanças mais sentidas está a capacidade de comer, que é reduzida. Com a perda rápida de peso, o corpo também passa por outras transformações. "A cirurgia vai fazer o peso cair rapidamente e, dentro de um ano e meio, mais ou menos, 30 a 40% dos quilos extras terão ido embora. Durante esse processo de emagrecimento rápido, o paciente pode ter queda de cabelo, unhas fracas, e não deverá engravidar em um ano ou dois. Além disso, ele precisará repor, para o resto da vida, as vitaminas que o corpo não conseguirá produzir ou absorver como antes. O paciente precisará ter disciplina para manter os resultados e a saúde”, disse o cirurgião alagoano Antônio de Pádua.

O saldo parece negativo, mas, segundo o especialista, o organismo de uma pessoa operada precisa se adaptar. “Quem opta pela cirurgia é orientado a seguir com o acompanhamento médico especializado. O paciente passa a comer menos, por ter menos espaço no estômago, e a absorção de nutrientes deverá ser complementada. A alimentação indicada pelo nutricionista vai ser suficiente para mantê-lo saudável, sem grandes riscos de engordar novamente e com os níveis vitamínicos em dia, mas os exercícios físicos também deverão fazer parte dessa nova vida”, destacou.

Em Maceió, números do Ministério da Saúde apontam que, no ano passado, 58,7% da população estava com sobrepeso. O índice é 3% maior do que em 2016. Apesar disso, os maceioenses emagreceram e saíram de 21,1% de obesos para 19,1% em 2017, ainda acima da média nacional que é de 18,9%.

De acordo com o cirurgião Antônio de Pádua, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), as mudanças nos hábitos de vida dos brasileiros na última década são os principais fatores que influenciaram no aumento significativo do peso e de doenças como a diabetes.

“A cirurgia bariátrica é um tratamento eficiente, mas é importante que o paciente entenda que a cirurgia vai além do trabalho de quem o opera. É necessário seguir todas as recomendações médicas no pós-operatório e mudar sua rotina ou o peso volta”, destaca o especialista.

Gostou? Compartilhe