Pacientes dizem que recadastramento atrasa entrega de medicamentos gratuitos

Publicado em 15/09/2016, às 12h22

Por Redação

Usuários do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, estão com dificuldades para obter medicamentos gratuitos, por conta de um recadastramento, que não teria sido anunciado antecipadamente pelo Estado.

De acordo com Rinaldo José dos Santos, que é diabético, os usuários não foram informados sobre o recadastramentos e agora não podem receber a medicação.

“Eu vim pra pegar as insulinas e, ao chegar aqui, fui informado do recadastramento. Outros pacientes estão voltando pra suas casas para tentar pegar o restante da documentação necessária para fazer esse recadastramento, mas não sabemos até quando vai, se acaba hoje, nada. Não sabemos nada”, reclamou, após ir à Farmex, nesta quinta.

Ainda de acordo com o paciente, as medicações só estão sendo liberadas após recadastro, e a renovação da receita médica.

O TNH1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde, que informou que o recadastramento visa regularizar a entrega. Veja nota da Sesau:

"O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) informa que o recadastramento dos usuários de medicamentos excepcionais é um procedimento padrão e que ocorre periodicamente para resguardar a segurança dos pacientes, uma vez que as receitas prescritas pelos médicos especificam a dosagem certa, visando alcançar o resultado esperado e, principalmente, evitar e/ou minimizar os efeitos colaterais nos pacientes. Esclarece que o recadastramento consiste em levar uma receita atualizada prescrita pelo médico e solicitar que ele preencha um formulário, conforme especificação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que assessora o Ministério da Saúde na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)."

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