O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) completa 25 anos de trajetória, consolidando uma história de inovação e parceria com o público alagoano.
LEIA TAMBÉM
Entre o início, com a TV Pajuçara, até a consolidação em uma multiplataforma que agrega TV, Rádio e Internet, o PSCOM percorreu um caminho marcado pela informação de credibilidade e a inovação na produção e entrega de conteúdo ao alagoano.
No dia 11 de janeiro de 1992, a TV Pajuçara começa suas operações e, ao longo dos anos, conquista a maior grade de programação local, com conteúdo de grande afinidade e audiência com o público alagoano. No ano seguinte, o maior e mais tradicional prêmio da publicidade do estado é criado: o Festival de Publicidade Guerreiros da Criação.

INOVAÇÃO
Para o diretor executivo do PSCOM, André Vajas, a TV Pajuçara, o "primeiro passo" da formação do PSCOM, traz no seu DNA a inovação e assimilação das novas tecnologias.
"A TV Pajuçara surge com a inovação tecnológica, uma emissora com outro tipo de jornalismo e como uma alternativa para os telespectadores e para o mercado. Nesses 25 anos, a tecnologia evoluiu muito e o PSCOM se apropriou disso para ofertar à sociedade a melhor programação, indo a qualquer lugar, a qualquer momento de forma bastante ágil. Hoje é preciso mirar nos novos meios com que as pessoas consomem informação", avaliou Vajas.
Outra inovação do PSCOM tornou-se realidade em 1997, com o pioneirismo da Rádio Pajuçara FM – Maceió. Atualmente, tem como um dos principais destaques o Pajuçara Futebol Clube. Expandindo o campo de atuação, em 2003, o Pajuçara Management foi criado voltado para eventos corporativos e atualmente é consolidado como o maior evento de gestão empresarial do Norte e Nordeste.
Três anos depois, é a vez do município de Arapiraca, segundo maior de Alagoas, receber a Rádio Pajuçara FM através da Unidade Agreste Sertão (UAS), que ampliou o campo de atuação do PSCOM.
Daniella Sarmento, diretora de conteúdo do PSCOM, destaca a necessidade da mídia em acompanhar as mudanças no comportamento de consumo de informação, que tem sido uma das marcas dos veículos do sistema.
“Onde tiver um alagoano, a gente abre espaço para ele. Quem nos acompanha sabe que em diversas oportunidades veiculamos vários vídeos de alagoanos que moram no exterior, como o atentado à boate em Paris, o furacão nos Estados Unidos, isso porque identificamos uma mudança do comportamento de consumo, onde a televisão ainda continua sendo o grande veículo de massas, mas as pessoas passaram a consumir conteúdo de forma diferente, através da internet, e nós temos que ficar antenados em relação a isso”, avaliou.
O ano de 2006, sem dúvida, marcou um momento ímpar na consolidação da empresa. A preocupação com as práticas de responsabilidade social no dia a dia culminou com a criação do Pajuçara Social, que tem como principal ação o Natal Solidário, que distribuiu mais de 18 toneladas de roupas, alimentos e brinquedos entre sertanejos carentes de Alagoas.
Uma nova parceria também chegou para agregar ainda mais ao conteúdo regional produzido pela emissora: em 2006, a TV Pajuçara se tornou afiliada da Record TV, alinhando mais conteúdo jornalístico, qualidade de novelas e linha de shows da programação nacional já consagrada.
TNH1: PSCOM EM MULTIPLATAFORMA
O desejo de levar ainda mais informação e produzir conteúdo para os alagoanos impulsionou o PSCOM a mais uma inovação: a criação do TNH1, que rapidamente se tornou o portal de notícias mais acessado de Alagoas, e um dos 5 maiores do Nordeste.
Em 2010, a TV Pajuçara tornou-se aprimeira emissora alagoana a implantar o sinal digital em Maceió e, em 2015, em Arapiraca. Neste mesmo ano, foi criado o TNH1 TV, levando para o público todo o conteúdo da TV Pajuçara pela internet.

Atravessando fronteiras, em 2015, a TV Pajuçara também se tornou a primeira emissora de televisão do estado a ter uma equipe de jornalismo em Brasília.
Aliado às novas tendências e às novas formas de consumir informação, o PSCOM lançou em 2015 o APP Pajuçara, o primeiro aplicativo para dispositivo móvel de um grupo de comunicação em Alagoas.
Também em 2015, uma aliança da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Alagoas e o Great Place to Work, proporcionou ao PSCOM o lançamento do primeiro produto na mídia impressa: o Anuário Pajuçara Management, com a criação da Pajuçara Editora.
No ano seguinte, mais conquistas. Nos últimos 5 anos, o PSCOM ganhou 58 prêmios locais, regionais e nacionais, e passou a ser a empresa de comunicação mais premiada do estado. O balanço anual de 2016 também apontou para um recorde de audiência, segundo pesquisa do Kantar Ibope, que mostrou que a TV Pajuçara foi a única emissora de TV alagoana com crescimento de audiência.
E 2017 começa de uma maneira especial para a celebração dos 25 anos da TV Pajuçara, 15 anos da Pajuçara FM Maceió 103,7, 15 anos do Pajuçara Management e os 10 anos do Portal TNH1.
NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO

A programação da TV Pajuçara trouxe novidades para o público. Logo pela manhã, o apresentador Wilson Júnior traz as primeiras notícias do dia com o Balanço Geral. Em seguida, Fabíola Aguiar apresenta o Pajuçara em Dia, agora em novo horário, a partir das 8h20. O badalado programa Conexão, com Bárbara Santiago, passa a ser diário, a partir das 14h10, logo após o Fique Alerta.
+Lidas