Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Brasil Solidário vai fortalecer a aprendizagem da educação financeira entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Por meio do programa “Jogar e Aprender”, as escolas estaduais receberão kits com jogos educativos e os professores participarão de formações. A expectativa é que mais de 172 mil estudantes da Rede Estadual sejam impactados pelo programa que, em todo o Brasil, já beneficia mais de 1,8 milhão de estudantes.
LEIA TAMBÉM

A proposta do programa é levar aos jovens alagoanos noções sobre educação financeira, ajudando-os a terem um melhor planejamento e mais autonomia em suas vidas financeiras. São sete jogos de cartas e tabuleiros que abordam conceitos como poupança, endividamento, organização residencial, empreendedorismo e negócios.
O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc-AL, Ricardo Lisboa, conta que a parceria nasceu a partir de uma articulação da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e que ajudará a fortalecer as iniciativas voltadas à educação financeira já realizadas na Rede Estadual de Ensino.

“A gente entende que essa parceria é muito bem-vinda, pois atende a nossa perspectiva de aprendizagem criativa por meio destes jogos que poderão ser trabalhados pelos professores em sala de aula de diversas formas. Além disso, ela nos possibilita aprofundar a abordagem da educação financeira em nossas escolas, algo que já trabalhávamos com as turmas de 1ª série do ensino médio e também por meio dos Temas de Aprofundamento Curricular, onde, a cada bimestre, uma temática é trabalhada”, explica Ricardo.
O presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, explana como se dará a aplicação dos jogos nas escolas e a oferta de formação para professores. “Esses jogos chegarão em todas as escolas estaduais e serão distribuídos de acordo com o quantitativo de alunos e salas de cada instituição, além da faixa etária dos estudantes. Já a formação com professores será online com momentos presenciais, contando com mentoria e certificação. Inicialmente a oferta será focada na educação financeira, mas, posteriormente, também ofereceremos cursos de fotografia, arte e cultura, educação ambiental, educação inclusiva, dentre outros”, adianta Luís.

Prévia - Uma amostra de como os jogos podem ser aplicados de modo didático aconteceu na Escola Estadual Deodoro da Fonseca, em Marechal Deodoro. Na ocasião, todas as turmas participaram de oficinas e disputas onde puderam aprender mais sobre educação financeira.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Gostei muito de participar. Por meio dos jogos aprendi sobre empreendedorismo e a trazer para a prática o que está nas ideias. É algo que vou levar para a minha vida”, diz Luiz Gabriel Santos, aluno da 3ª série do ensino médio.

“Achei experiência muito boa, os jogos nos ensinam como a gente pode, por exemplo, investir melhor nosso dinheiro, economizar, poupar. Ensinamentos que também aproveitarei para o Enem, pois me ajudam a assimilar melhor a matemática”, complementa sua colega Maria Cleriane da Silva.
O diretor-geral da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, Eurico Santos, lembra que a educação financeira já era uma realidade do dia a dia da escola e que a parceria Seduc/Instituto Brasil Solidário fortalece ainda mais esta prática na instituição.
“Desde o ano passado, a nossa escola desenvolve um trabalho voltado para a educação financeira e tivemos estudantes premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, a OLITEF. Essas ações também estão presentes como disciplina eletiva, projeto de vida do estudante, e já promoveram mudanças no comportamento de nossos alunos. Hoje, por exemplo, eles já refletem sobre o uso consciente do benefício pago por programas como Escola 10 e Pé de Meia”, revela o gestor.
Engajamento - A parceria com o Instituto Brasil Solidário se soma a uma série de ações que a Seduc-AL já desenvolve para fomentar a educação financeira entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino.
No último dia 06, o órgão foi duplamente premiado no 2º Evento de Educação Financeira, que reuniu entidades do mercado financeiro e empreendedorismo, em São Paulo. A premiação se deu pela implementação do Programa Aprender Valor na Rede Estadual e também pela Escola Estadual Indígena Tingui Botó, de Feira Grande, única unidade escolar indígena reconhecida em todo o país pela execução do programa.
O Aprender Valor é um programa gratuito do Banco Central que ajuda professores, escolas e redes de ensino a desenvolverem atividades de educação financeira entre estudantes do ensino fundamental. Na Rede Estadual Alagoas, a adesão ao programa foi 100% das escolas de ensino fundamental.
Outra frente de fomento à educação financeira está na OLITEF/Tesouros do Amanhã. Maior olimpíada de educação financeira do país, a OLITEF é promovida pela B3, a bolsa de valores do Brasil, e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda.
Voltada para estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3a série do ensino médio, a OLITEF visa estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica, promovendo aprendizagem sobre planejamento financeiro, finanças pessoais e investimentos. Em 2024, 142 escolas da Rede Estadual participaram da olimpíada e 566 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.
LEIA MAIS
+Lidas