Um prédio de 20 andares em Nova York teve parte da fachada comprometida na manhã desta quarta-feira (1°/10). O Corpo de Bombeiros da cidade informou que a possível causa para a imensa abertura é uma explosão na chaminé que leva às caldeiras.
LEIA TAMBÉM
The Mitchel Houses building in the Bronx, New York had a gas explosion this morning triggered a partial building collapse (incinerator shaft) this morning. #CityLife #decay #bronx #MitchelHouses #NYC #NewYorkIsABrand #BoogieDownBronx #democrats #infrastructure #IncineratorShaft… pic.twitter.com/FrK6txdqDR
— Mrgunsngear (@Mrgunsngear) October 1, 2025
O edifício faz parte do Mitchel Houses, que é um complexo habitacional público feito para a moradia de famílias de baixa renda administrados pela New York City Housing Authority (NYCHA). Foram feitas buscas utilizando drones e cães farejadores para verificar se havia alguém nos escombros, mas ninguém se feriu.
As autoridades americanas classificaram a ocorrência como “emergência de grande porte”, optando por evacuar o prédio e cortar o fornecimento de gás. Já o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Nova York (NYCEM) disponibilizou um abrigo temporário em um centro comunitário próximo, e providenciaram ônibus para o deslocamento dos moradores.
Em uma postagem nas redes sociais, o prefeito de Nova York Eric Adams disse que as autoridades continuaram fornecendo informações, e chegou a solicitar para as pessoas evitarem a área pela própria segurança.
“Fui informado sobre a situação de emergência no Bronx. Estamos recebendo relatórios completos dos primeiros respondentes e continuaremos a fornecer atualizações”, escreveu o prefeito em uma postagem na rede social X.
Em entrevista ao portal de notícias americano The City, moradores descreveram o pânico durante a explosão. Segundo Jahmeik Garris, morador do 18º andar do prédio, a família dormia quando a namorada o acordou com gritos e ao olhar pela janela viu tijolos caindo.
O homem descreveu ter entrado em “modo de sobrevivência”, e só teve tempo de agarrar sua filha de um ano e correr escadas abaixo. Outros moradores do residencial relataram ter sentido forte cheiro de gás dias antes da explosão.
LEIA MAIS
+Lidas