Mais de 100 pessoas morreram em ataques a bomba nas cidades de Damasco e Homs, na Síria, neste domingo (21). Na capital do país, o Estado Islâmico assumiu a autoria de três ataques a bomba que mataram mais de 51 pessoas em um reduto xiita; em Homs, dois carros-bomba atingiram um distrito governamental e deixaram ao menos 59 mortos.
LEIA TAMBÉM
Além dos mortos, o duplo atentado com um carro-bomba deixou dezenas de feridos, a maioria civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Trégua
Os Estados Unidos continuam pressionando por uma trégua na Síria e anunciam para breve um acordo provisório para cessar as hostilidades.
Apesar dos fracassos anteriores nos esforços para instaurar um cessar-fogo, o secretário de Estado John Kerry anunciou em Amã “um acordo provisório de princípio” com a Rússia sobre os termos de uma trégua que “poderá começar nos próximos dias”.
A multiplicação de protagonistas, as profundas divisões internacionais e a ascensão de grupos extremistas, como o Estado Islâmico e a Frente Al-Nusra, minaram os esforços para uma resolução do conflito sírio, que em quase cinco anos deixou mais de 260 mil mortos e expulsou mais da metade da população.
+Lidas