Paulo Dantas toma posse como presidente do Consórcio Nordeste e cita eixos de desenvolvimento para 2026

Publicado em 05/02/2026, às 16h37
Paulo Dantas toma posse como presidente do Consórcio Nordeste - Paulo Victor Malta
Paulo Dantas toma posse como presidente do Consórcio Nordeste - Paulo Victor Malta

por Paulo Victor Malta

Publicado em 05/02/2026, às 16h37

Paulo Dantas assumiu a presidência do Consórcio Nordeste em uma cerimônia em Maceió, destacando a importância de enfrentar desafios regionais e promover o desenvolvimento sustentável até 2026.

O novo presidente enfatizou três eixos principais de atuação: desenvolvimento humano, econômico e territorial, visando atrair investimentos e fortalecer a educação na região.

Dantas planeja manter uma agenda aberta com o Governo Federal e os estados nordestinos, buscando continuidade em projetos exitosos e promovendo a cooperação entre os nove estados do Consórcio.

Resumo gerado por IA

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, tomou posse como novo presidente do Consórcio Nordeste, na tarde desta quinta-feira, 5, em uma cerimônia realizada no Hotel Jatiúca, na orla de Jatiúca, em Maceió. O evento contou com a presença de todos os representantes da região, além de autoridades locais e nacionais.

Antes da assinatura da posse, o governador falou brevemente com a imprensa e comentou sobre os desafios que vai ter durante este ano à frente do Consórcio. 

"Vamos em busca de agendas propositivas, trazendo três eixos. O eixo do desenvolvimento humano, o eixo do desenvolvimento econômico e o acesso ao crédito, o eixo do desenvolvimento territorial e o futuro sustentável. E aí incluem logística, energia, energias renováveis, produção do gás natural, do corredor azul, da ampliação da nossa malha aérea, da agenda humana, do fortalecimento da educação na idade certa, na construção de creches, escolas, universidades, ensino integral, ensino profissionalizante", afirmou Dantas.
Paulo Dantas toma posse como presidente do Consórcio Nordeste (Foto: Paulo Victor Malta / TNH1)

1ª Assembleia do ano

Essa foi a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) de 2026. Estiveram presentes Fátima Bezerra (governadora do Rio Grande do Norte), Raquel Lyra (governadora de Pernambuco), Carlos Brandão (governador do Maranhão), João Azevedo (governador da Paraíba), Rafael Fonteles (governador do Piauí), Fábio Mitidieri (governador de Sergipe), Elmano Freitas (governador do Ceará) e Geraldo Júnior (vice-governador da Bahia). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, não pôde estar presente, já que tinha a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

"O instrumento do Consórcio não vai privilegiar estado A ou B. Por meio das suas câmaras temáticas, vai desenvolver um trabalho que promova verdadeiramente empregos, oportunidades que atraiam o setor produtivo, recursos privados para o estado gerar ainda mais empregos, fortalecer o seu produto interno bruto", disse o novo presidente.

"Estamos vivendo um momento extraordinário. Temos o apoio do presidente Lula, que é Pernambuco e nordestino, reconhece, como a maioria dos nordestinos e brasileiros, as desigualdades e muitas vezes a falta de compromisso dos governantes ao longo da história do nosso país", completou o governador alagoano.

Foto: Paulo Victor Malta / TNH1

Paulo Dantas foi escolhido como novo presidente do Consórcio Nordeste em dezembro do ano passado. O mandato será válido até 31 de dezembro de 2026.

"O Consórcio tem como função e instrumento a cooperação entre os nove estados. Aliar as agendas em comum para que os estados avancem de maneira conjunta. [...] Temos uma agenda integrada, conjunta e conectada, desenvolvendo projetos arrojados e demonstrando para o Brasil que o Nordeste é forte, é potente e faz parte das soluções para o Brasil. Iremos dar continuidade a todos trabalhos exitosos que foram desempenhados pelos meus antecessores, em especial ao governador do Piauí, meu antecessor".

Dantas ressaltou o apoio do Governo Federal junto ao Nordeste e destacou que vai ter agenda aberta para acompanhar os projetos.

"O Nordeste só cresceu mais ao longo de 2024 e 2025 que a média nacional porque o Governo Federal, aliado aos nove estados, tem investido profundamente em agendas estratégicas dentro desses três eixos. Estou com muito ânimo, muita energia. Não serei candidato a nada agora em 2026, o que nos permite visitar todos os estados do Nordeste, fazer agendas prestigiando cada cidadão nordestino, nos dedicar verdadeiramente a uma região que tem o segundo maior número de habitantes entre todas as regiões, atrás apenas do Sudeste".

O evento em Maceió também reuniu autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho, os senadores Renan Calheiros e Fernando Farias, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, o presidente de Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Marcelo Victor, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt.


O que é o Consórcio Nordeste?

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma autarquia interfederativa formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região.

Criado para funcionar como ferramenta de gestão a serviço dos interesses comuns dos governos estaduais, o Consórcio também atua como articulador de pactos em torno de políticas públicas que contribuam para superar preconceitos e desigualdades, além de fortalecer valores de respeito às pessoas e à biodiversidade do Nordeste e do Brasil.

Gostou? Compartilhe