Perícia apresenta "local de crime" durante exposição em shopping de Maceió

Publicado em 15/10/2015, às 14h03
Imagem Perícia apresenta "local de crime" durante exposição em shopping de Maceió

Por Redação

Local de furto está reproduzido em exposição no shopping (Crédito: Assessoria)

Local de furto está reproduzido em exposição no shopping (Crédito: Assessoria)

“Local de crime. Não ultrapasse”. Se você der de cara com esse aviso ao visitar o Maceió Shopping esta semana, aproxime-se! A frase é apenas uma das regras básicas da perícia criminal, apresentada à população durante uma exposição pioneira, que anuncia a Semana do Perito, comemorada em novembro.

O evento começou nessa quarta-feira (14) e vai até sábado (17), no 2º piso do shopping, em frente à Marisa, no bairro de Mangabeiras, na Capital.

A iniciativa, encabeçada pela Associação Alagoana dos Peritos em Criminalística (AAPC), pretende aproximar a população do trabalho realizado diariamente pelos “cientistas” do crime e levar a ela informações que podem contribuir com melhores resultados nas investigações.

Durante todos os dias do evento, peritos criminais, peritos médicos legistas e peritos odontolegistas estarão no local para mostrar como é feito o trabalho de coleta e análise de vestígios, além de outras atividades próprias desses profissionais.

A intenção é atrair a curiosidade do público em geral, mas, em especial, das crianças, para que se tornem futuros peritos ou cidadãos que conheçam a importância de atos simples como preservar um local a ser periciado. “Além de divulgar nosso trabalho, queremos mostrar ao indivíduo a responsabilidade da alteração de um local de crime”, explica Paulo Rogério Ferreira, presidente da AAPC.

Simulação

A cena de um local de furto estará reproduzida na exposição e, só porque é simulação e não realidade, poderá ser acessada pelos visitantes.

Também estarão expostos materiais de uso diário e banners fixos e eletrônicos com informações sobre as diversas áreas de atuação dos profissionais do Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal e do Núcleo de Apoio Psicossocial, o Naps.

Especialistas em local de crime, laboratórios, informática, balística e documentoscopia conversam com os visitantes para esclarecer dúvidas e curiosidades.

Trabalho com crianças

Psicólocas do Naps também participam do evento para mostrar o trabalho feito pelo Núcleo com crianças vítimas de violência. Elas aproveitam para promover atividades lúdicas com os pequenos visitantes.

As crianças que levarem até a exposição um brinquedo ou um livro de literatura infantil para doar ao Naps ganham um kit do “perito-mirim”.

Ficou curioso? Participe! A exposição já está aberta e vai até este sábado. O evento tem o apoio da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe