Pesquisa Datafolha mostra Lula na frente mas Bolsonaro já em 2º lugar

Publicado em 30/04/2017, às 09h01

Por Redação

Neste domingo (30) o jornal Folha de São Paulo publicou uma pesquisa "relâmpago" feita em 172 municípios, nas últimas quarta (26) e na quinta (27). Os resultados colocam Lula (PT) em primeiro lugar, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) já em segundo, seguidos por Marina Silva (Rede) em terceiro lugar.

A pesquisa Datafolha praticamente não destaca, porém, a resiliência do nome de Marina no atual cenário. Juntamente com o juiz Sérgio Moro (sem partido e que nunca se disse candidato), a ex-ministra do Meio Ambiente se mantem alheia às críticas e avaliações no atual cenário de disputa.

É, portanto, o nome mais preservado e mais forte das posições de centro-esquerda e que também pode vencer a eleição de 2018. A Folha não aborda este cenário (que analistas consideram ser o de um candidato "tersius", que se preserva e se transforma em alternativa até a corrida final, a chamada "terceira via").

Comparados, no entanto, os números da pesquisa aparecem defasados no quesito rejeição de Lula. No Datafolha a rejeição do petista chegou a 48%. 

​Importante, portanto, atentarmos para as diferenças das duas pesquisas (as mais recentes no atual cenário político). Ambas confirmam a ascensão meteórica de Jair Bolsonaro, e o crescimento de João Dória (o de menor rejeição, mas o mais desconhecido). 

O cenário atual: Forte rejeição às medidas de Temer, que favorece Lula, o crescimento da rejeição ao candidato petista, a ascensão de Bolsonaro e Dória, e a preservação do nome de Marina Silva.

Gostou? Compartilhe