Nordeste

Pesquisadores analisam riscos de abalos sísmicos a prédios históricos do Ceará

Universidade Federal do Ceará | 27/07/21 - 11h19
LAREB

Os tremores de terra configuram uma ameaça significativa para a preservação do patrimônio histórico. Apesar de possuir pouca atividade sísmica, o Brasil também sofre com eventos do tipo, mas essa preocupação não vem sendo considerada na avaliação dos riscos de danos à herança arquitetônica nacional. Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, entretanto, debruçaram-se sobre esse problema e apresentaram um método de análise de vulnerabilidade estrutural que pode servir de referência para a manutenção de construções luso-brasileiras em todo o País.

O território brasileiro já registrou diversos abalos sísmicos de intensidade moderada, ocorrendo principalmente no Nordeste e Sul do País. Os pesquisadores do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB) da UFC escolheram Sobral e Aracati para a análise, por serem as duas principais cidades das regiões que mais sofrem com terremotos no Ceará. Eles utilizaram as maiores intensidades dos tremores registrados nessas localidades para investigar o pior cenário de danos às fachadas dos prédios dos centros históricos de ambos os municípios.

O estudo é o tema da reportagem desta semana da Agência UFC. Desde 2014, os pesquisadores do LAREB, sob coordenação do Prof. Esequiel Mesquita, realizam o levantamento de informações sobre a caracterização das propriedades geométricas e construtivas das edificações históricas do Ceará, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já foram analisados mais de 60 prédios históricos nos municípios de Sobral, Aracati, Icó e Viçosa do Ceará.

O laboratório já teve um trabalho transformado em norma brasileira, e o atual estudo comporá um boletim técnico para avaliação das construções luso-brasileiras. Mais informações sobre a pesquisa são apresentadas na reportagem da Agência UFC.