A Petrobras anunciou hoje (14) a redução do preço da gasolina em 3,2% em suas refinarias, a partir da zero hora de amanhã (15). Também haverá redução de 2,7% no preço do diesel. Os reajustes são reflexo de uma nova política de preços aprovada ontem (13) pela empresa.
LEIA TAMBÉM
A redução é para o combustível vendido no atacado para postos de gasolina. O impacto dessas reduções no bolso do consumidor dependerá das estratégias de cada posto. Mas, se o repasse da redução no preço na refinaria for feito integralmente para o preço ao consumidor, as reduções serão de 1,4% na gasolina e 1,8% no diesel.
Em Alagoas, por exemplo, a redução pode ser de 6 centavos para a gasolina e para o diesel. Mas o empresário Carlos Henrique Toledo explicou ao TNH1 que o novo valor vai depender do repasse das distribuidoras para os postos de combustíveis.
Além disso, ele afirma que o desconto não deve ocorrer imediatamente, já que as cargas de combustíveis chegam ao Estado quinzenalmente, por navios. O preço só deve mudar rapidamente, ele explica, caso as distribuidoras queiram antecipar o repasse do reajuste aos postos.
A nova política terá preço de paridade internacional (PPI), margem para remuneração de riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado. A empresa estabeleceu, entre outras coisas, que nunca terá preços abaixo da paridade internacional. A política de preço de paridade internacional (PPI) inclui os custos com frete de navios, custos internos de transportes e taxas portuárias.
Os preços serão revistos pelo menos uma vez por mês. Eles podem ser reduzidos, aumentados ou mantidos.
+Lidas