O Pajuçara Auto foi até o Rio de Janeiro para conhecer os dois novos modelos híbridos leves da Peugeot à venda no Brasil: os modelos 208 e 2008, ambos equipados com a tecnologia híbrida 12V em suas versões GT.

Com essa estreia, a marca se torna a primeira a oferecer modelos híbridos no segmento B Hatch, reforçando sua estratégia de estar presente nas categorias mais disputadas do mercado.
O novo sistema híbrido chega com motor Turbo 200 1.0 flex de 130 cv — o mais potente 1.0 do segmento — aliado a um motor elétrico e bateria de íons de lítio de 12V. Essa tecnologia garante até 10% de redução no consumo de combustível no ciclo urbano e 8% a menos nas emissões de CO₂.

Além disso, recursos como Advanced Start & Stop, e-Braking e e-Coasting trabalham juntos para oferecer uma experiência de condução mais confortável, silenciosa e eficiente. Entre os ganhos para o motorista estão: paradas suaves, com um aumento de conforto e redução de ruídos, recuperação de energia durante as frenagens e nas desacelerações, aproveitando ao máximo cada movimento do carro.
Tudo isso acontece de forma automática, sem exigir mudanças no estilo de dirigir, transmitindo ao motorista a sensação de estar ao volante de um carro inteligente, econômico e alinhado com a sustentabilidade.

“A Peugeot tem orgulho em oferecer uma nova tecnologia para seus clientes no segmento B Suv, além de ser a primeira marca a oferecer um modelo híbrido no segmento B Hatch no mercado brasileiro. Lançar modelos já consagrados pelo público em versões hibridas reforça o quanto a marca está conectada com as necessidades atuais dos consumidores. Esse é mais um passo importante dentro da nossa estratégia de ampliar a nossa presença e entregar soluções com design e inovação característicos da Peugeot”, afirma Fabiana Figueiredo, Vice-Presidente da Marca Peugeot na América do Sul.

Os modelos contam ainda com avançados sistemas de assistência ao condutor (ADAS), como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, reconhecimento de placas e controle de faixa. Entre os benefícios adicionais, os híbridos oferecem desconto de até 70% no IPVA em diversos estados, acesso a zonas de restrição por rodízio e vagas preferenciais em shoppings.

Com a chegada dos novos Peugeot 208 e 2008 Híbridos, a marca reafirma seu posicionamento como referência em design, tecnologia e inovação entregando ao consumidor brasileiro uma experiência de condução mais conectada, eficiente e prazerosa.

Design marcante
Com o visual característico da Peugeot, os novos 208 GT T200 Hybrid AT e 2008 GT T200 Hybrid AT exibem um design imponente e moderno.
Na parte externa, o 208 GT T200 Hybrid exibe um conjunto de elementos que reforçam seu caráter esportivo, como o aerofólio traseiro e os retrovisores em preto brilhante criam um contraste elegante com a carroceria, transmitindo dinamismo e modernidade. As rodas de liga-leve diamantadas de 17” agregam robustez e refinamento, enquanto a antena estilo shark acrescenta um toque contemporâneo ao perfil do hatch.

O badge GT destaca a versão topo de linha, e a grade dianteira bodycolor integra o design de forma harmoniosa, reforçando a identidade visual do modelo. A assinatura luminosa da Peugeot ganha protagonismo com os faróis Full LED, que oferecem alta eficiência e visibilidade, acompanhados pelos DRLs (luzes diurnas) e pelas lanternas traseiras em LED no icônico formato de “garras de leão”, interligadas por uma faixa em preto brilhante que percorre toda a largura da traseira.

O 2008 GT T200 Hybrid exibe porte robusto e linhas imponentes, evidenciando sua identidade SUV. A dianteira se destaca pela assinatura luminosa em LED com efeito 3D, transmitindo tecnologia e sofisticação a cada olhar. O design segue únco pelas laterais, com rodas diamantadas de 17” modelo Karakov e vincos que reforçam a sensação de movimento mesmo parado.

A traseira, elegante e marcante, combina acabamento bitom com o teto solar panorâmico, enquanto a faixa preta que conecta as lanternas em led 3D que realçam a personalidade premium do modelo. Cada detalhe, do contorno dos faróis ao acabamento interno, traduz performance, modernidade e um cuidado minucioso com o design.
Para mais conforto dos passageiros, o modelo 2008 tem bancos traseiros bipartidos que ampliam a versatilidade, enquanto os serviços conectados reforçam a proposta de praticidade, tecnologia e estilo da versão híbrida.

Por dentro, 208 e 2008 na versão híbrida apostam em um ambiente escurecido e sofisticado, marcado pelo volante Sport Drive em couro com costuras contrastantes e comandos integrados, que reforçam a esportividade e a ergonomia ao dirigir.
O painel de instrumentos elevado com cluster 3D Hybrid de 10” traz informações em tempo real sobre o sistema híbrido, enquanto a central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3” e os Serviços Conectados MyPeugeot ajudarão a tornar cada viagem mais segura e o dia a dia mais conveniente.

O interior ainda se completa com bancos de revestimento premium, pedais esportivos em alumínio, teclas piano touch, maçanetas internas cromadas, acabamento em estilo “carbon” e iluminação em LED.

Motor Turbo 200 MHEV (Bio-Hybrid Electric Vehicle)
A nova motorização dos híbridos Peugeot 208 e 2008 de 2026 combinam o motor a combustão Turbo 200 com um sistema elétrico de apoio do tipo MHEV (Bio-Hybrid Electric Vehicle).
O propulsor principal é um três cilindros em linha, com 999 cm³, bloco e cabeçote construídos integralmente em alumínio para reduzir peso e melhora a dissipação térmica.
A alimentação é feita por injeção direta de combustível, com capacidade flex, e o comando de válvulas emprega a tecnologia MultiAir III, que ajusta de forma precisa a abertura e o fechamento das válvulas de admissão, otimizando a combustão para obter mais eficiência e torque em baixas rotações.

Este motor entrega 130 cavalos de potência e 200 Nm de torque, sendo o mais potente da categoria entre os 1.0.
O sistema híbrido utiliza a configuração BSG (Belt Starter Generator), no qual um motorgerador elétrico, conectado ao virabrequim por correia, trabalha em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts.
Esse componente atua como motor de partida de alta eficiência e também como gerador durante as fases de desaceleração e frenagem. A integração com o sistema Advanced Start & Stop permite que o motor a combustão seja desligado em paradas e religado de forma praticamente instantânea e suave.
Além disso, o sistema explora duas formas de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante desacelerações por inércia.
A transmissão é uma CVT automática com simulação de sete marchas virtuais, calibrada para manter o motor em regimes ideais de torque e eficiência, aproveitando o suporte elétrico especialmente nas arrancadas e retomadas.

O gerenciamento e o monitoramento do sistema são feitos pelo painel, que também é uma novidade, I-Cockpit 3D Hybrid de 10 polegadas, que exibe em tempo real o estado de carga da bateria, o fluxo de energia entre motor e gerador, a autonomia e o consumo.
Esse sistema também orienta o condutor para maximizar a recuperação de energia e a eficiência global. O resultado é um conjunto mecânico que combina alto torque inicial, suavidade de funcionamento e ganhos significativos em economia e emissões, sem exigir recarga externa e sem alterar o modo de condução, oferecendo uma experiência mais refinada e eficiente.

Multimídia e Conectividade
Nos novos Peugeot 208 e 2008 Híbridos, a conectividade avança de forma prática e funcional, tornando a experiência a bordo mais integrada ao estilo de vida do motorista. É uma evolução tecnológica alinhada ao mercado.
Tanto o 208 GT quanto o 2008 GT vêm equipados com a central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3”, que garante integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O painel i-Cockpit 3D Hybrid 10” exibe em tempo real o fluxo de energia e a performance do sistema híbrido, enquanto a conectividade embarcada permite aos clientes otimizarem suas rotas com a navegação online e se sentirem sempre protegidos através da nossa central de atendimento disponível 24x7.
O aplicativo MyPeugeot amplia a experiência fora do veículo, permitindo enviar comandos de travar e destravar portas remotamente, monitorar dados de condução, receber alertas e agendar serviços online.
As atualizações remotas (OTA – Over The Air) mantêm o veículo sempre atualizado, sem necessidade de visitas à concessionária. O sistema de auxílio automático em emergências reforça a segurança dentro e fora do carro, enquanto os serviços de auxílio a recuperação em casos de roubo ou furto.
A grande novidade para os clientes que adquirirem um novo Peugeot 208 ou 2008 conectado é o Seguro Conectado by Ituran, que oferece desconto médio de 30%, conforme o perfil. Com isso, a Peugeot entrega uma tecnologia útil e relevante para o dia a dia, aliando conectividade inteligente a mais conforto, conveniência e segurança — em linha com o compromisso da marca de aprimorar a experiência de condução.

Maior personalização e segurança com acessórios originais Mopar
Os modelos híbridos também contam com uma vasta gama de acessórios originais da Mopar, permitindo que cada motorista personalize seu veículo e eleve sua experiência de dirigir.
Desenvolvidos e homologados pela engenharia da Stellantis, esses itens atendem a diferentes necessidades e estilos de vida: no pilar de tecnologia, sensores traseiros e dianteiros, subida expressa, rebatimento de vidros, frisos laterais e alarme volumétrico.
Quando falamos sobre praticidade e facilidade para todos os ocupantes temos acessórios como carregador wireless, tapetes para porta-malas, bolsa organizadora, além de suportes para bicicleta, baú para teto e barras transversais entre outros.
E para entregar ainda mais personalização e design, protetores de soleira, pedaleira esportiva, projetor de logo e protetor de soleiras e muitos outros mais que combinam funcionalidade e design já conhecido da Peugeot.

Gama e Versões
PEUGEOT 208 - Linha 2026

PEUGEOT 2008 - Linha 2026
LEIA MAIS
+Lidas