BPA raeliza operação integrada de proteção do meio ambiente em Alagoas

Publicado em 22/01/2026, às 17h04
Imagem BPA raeliza operação integrada de proteção do meio ambiente em Alagoas

Por Agência Alagoas

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou nesta quinta-feira (22) uma série de ações estratégicas de fiscalização e monitoramento. O objetivo é atuar de forma preventiva e repressiva, levantando dados técnicos e verificando denúncias em diferentes regiões de Alagoas. As operações integradas contaram com o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).

Com o suporte de aeronaves, oficiais do BPA realizaram sobrevoos nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Zona da Mata. O monitoramento abrangeu as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Catolé e Fernão Velho, Pratagy (incluindo Rio Largo e Messias) e a APA de Murici e Serra dos Frios (cobrindo União dos Palmares, Branquinha e Flexeiras).

Durante a ação, as equipes realizaram o georreferenciamento de pontos de interesse. Foram identificados locais com indícios de supressão de vegetação nativa de Mata Atlântica e áreas de solo exposto, que sugerem possível extração mineral ou avanço de fronteiras agrícolas próximas a canaviais. Todos os dados colhidos serão analisados tecnicamente para embasar futuras fiscalizações em solo.


Ainda nesta quarta-feira, foi deflagrada a Operação Integrada Defesa Animal, mobilizando 10 equipes em todo o território alagoano. A força-tarefa visa apurar denúncias de maus-tratos contra animais domésticos. Além do caráter fiscalizatório, a operação possuiu um viés educativo. As equipes realizaram visitas domiciliares para orientar a população sobre guarda responsável e legislação vigente, promovendo a conscientização.


As operações integradas contaram com o apoio do DEA, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Delegacia de Crimes Ambientais (DCAPA) e Superintendência de Defesa do Bem-Estar Animal (SECDEF). 

Gostou? Compartilhe