A Polícia Civil do Rio investiga a situação de cadáveres encontrados no Hospital Municipal Salgado Filho. De acordo com a corporação, nesta sexta-feira foram encontrados quatro corpos mumificados no necrotério da unidade. Os policiais civis da 23ª DP (Méier) estavam no local realizando diligências às investigações de 10 inquéritos sobre corpos entregues ao Instituto Médico Legal (IML) já em avançado estágio de decomposição.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a polícia, a investigação indica irregularidades no tratamento dos corpos que ficam na unidade. A investigação começou a partir de uma comunicação feita pelo perito do IML, que sinalizou a impossibilidade de emitir laudo em razão de os corpos estarem chegando em avançado estado de decomposição.
A polícia afirmou que os depoimentos ouvidos na delegacia indicaram que corpos estariam abandonados na unidade de saúde, o que teria sido comprovado nas diligências. A corporação disse que um dos corpos estava no local desde dezembro de 2024, sem possibilidade de identificar sequer se era homem ou mulher.
Os quatro corpos encontrados nesta sexta-feira foram apreendidos e encaminhados ao IML, onde passarão por perícia.
A polícia afirmou que todos os envolvidos serão convocados a prestar depoimento.
“As investigações continuam para apurar os crimes de fraude processual e vilipêndio de cadáver, bem como outros possíveis delitos”, diz a nota da Polícia Civil.
LEIA MAIS
+Lidas