Quase metade das drogas apreendidas pela polícia no ano passado em Alagoas foi incinerada na manhã desta sexta-feira (9), na Academia da Polícia Militar, em Maceió. Foram 2.700 quilos de drogas, sendo 2.600 kg de maconha, 60 kg de crack e outros 40 kg de cocaína.
LEIA TAMBÉM
A incineração representa um abalo de cerca de R$ 5,2 milhões às organizações criminosas do estado, de acordo com os valores informados pelo titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, delegado Gustavo Henrique.
O secretário de Segurança Pública (SSP), Paulo Lima Júnior, informou que as drogas são parte das quase seis toneladas apreendidas em 2017. Segundo ele, a importância deste tipo de trabalho não é só para a redução da violência.
“Isso é o resultado do trabalho de um ano, quando a SSP priorizou o combate aos crimes de homicídios e de tráfico de drogas, crimes estes que estão muito ligados. Mas a importância disso, só quem pode mensurar são aquelas famílias que lutam contra a dependência de um parente”, opina.

Ainda de acordo com dados da secretaria, as apreensões de drogas cresceram muito nos últimos anos. Foram 1,5 tonelada em 2014, três toneladas em 2015, outras três em 2016, e quase dobrando essa quantia no ano passado.
O secretário disse ainda que também houve uma grande apreensão de drogas no Sertão do Estado, que precisaram ser incineradas no próprio local, por se tratar de uma grande quantidade.
LEIA MAIS
+Lidas