por Theo Chaves
Publicado em 23/01/2026, às 19h05
A Polícia Civil de Alagoas investiga o assassinato de Johanisson Carlos Lima Costa, gerente das categorias de base do CRB, que foi morto a tiros em uma suposta execução em Maceió, com imagens mostrando o suspeito fugindo em uma motocicleta.
Durante o crime, nenhum pertence da vítima foi levado, o que leva a polícia a tratar o caso como homicídio intencional, enquanto investiga possíveis motivações e a identidade de uma mulher suspeita que aparece nas gravações.
A delegada Tacyane Ribeiro solicitou a colaboração da população para identificar os envolvidos, destacando a importância das imagens para avançar nas investigações e pedindo denúncias pelo telefone 181.
A Polícia Civil de Alagoas investiga novas imagens em que o suspeito de matar Johanisson Carlos Lima Costa, coordenador das categorias de base do CRB, aparece em fuga, com a ajuda de um motociclista. Johanisson, conhecido como Joba, de 35 anos, sofreu um tiro à queima-roupa e morreu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 23, no bairro Santa Lúcia, em Maceió.
LEIA TAMBÉM
As imagens de uma câmera de segurança mostram que o atirador abandona a bicicleta usada no crime, agora investigado como homicídio (execução), e sobe na garupa da moto. Antes, o condutor do veículo, de capacete, aparece com a moto estacionada em uma rua e à espera do autor do crime. A ação dura poucos segundos, e a dupla deixa o local.
CÂMERA MOSTRA VÍTIMA SENDO SEGUIDA
Já uma outra câmera de segurança registra o momento em que o funcionário do CRB caminha por uma calçada e, logo em seguida, o autor dos disparos aparece no vídeo pedalando uma bicicleta.
A mesma câmera ainda capta uma mulher, em atitude suspeita, na cena do crime. Ela aparece nas imagens com um telefone em mãos e, supostamente, seguindo a vítima. O vídeo também mostra ela deixando o local a pé por uma rua paralela de onde o homicídio aconteceu.
INVESTIGAÇÕES
De acordo com a polícia, durante o homicídio, nenhum bem de Johanisson foi levado, mesmo após ele ter sido atingido por um tiro na cabeça. O caso é investigado como homicídio, com características de execução.
"Nenhum objeto foi levado, então o caso está sendo tratado como homicídio, possivelmente uma execução. A Polícia Civil ainda está investigando as possíveis motivações e nenhuma linha vai ser descartada", disse a coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Tacyane Ribeiro, em entrevista à TV Pajuçara.
A delegada informou que as imagens das câmeras vão ajudar a identificar os suspeitos do crime, incluindo atirador, a mulher filmada próxima da vítima, e o motociclista que foi o piloto de fuga.
"A atitude [da mulher] é um tanto quanto suspeita. Ela aparece nas imagens por volta das 6h01, se esconde e quando a vítima passa, por volta das 6h05, ela passa a seguir a vítima. E mais na frente, a vítima é executada por um indivíduo que estava numa bicicleta e o surpreende por trás efetuando um disparo na cabeça. A intenção da polícia com a divulgação dessas imagens é justamente pedir o apoio da população de que se souberem quem são esses indivíduos, seja o homem ou a mulher, que possa fazer a denúncia no 181 para que a gente possa avançar nas investigações", completou.
O CRIME
Johanisson Carlos Lima Costa, de 35 anos, que trabalhava como coordenador das categorias de base do CRB, foi assassinado a caminho do trabalho.
Ele foi baleado na cabeça enquanto seguia para um ponto para esperar o transporte coletivo. A vítima daria expediente no CT Ninho do Galo, na Barra de São Miguel.
LEIA MAIS
+Lidas