O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais usada no Brasil. Segundo dados da Meta, 197 milhões de brasileiros — ou 93% da população — utilizam o aplicativo ativamente. Não é apenas um meio de conversa; ele substitui o telefone, o e-mail, a agenda, o catálogo da loja e até a maquininha de cartão. Podemos chamá-lo de “bombril” digital do brasileiro: serve pra tudo.
LEIA TAMBÉM
E, justamente por isso, 76% dos empreendedores usam o WhatsApp como principal canal de vendas e atendimento, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Embora represente uma oportunidade gigante (se for bem aproveitada), muitas marcas - de todos os tamanhos, estão usando mal essa ferramenta e criando frustração em vez de solução. Ignoram o que o cliente mais espera desse canal: respostas rápidas e objetivas.
O que o consumidor realmente espera?
Num mundo de recompensa instantânea, quando alguém clica no número da sua bio, escaneia um QR code ou acessa um anúncio com link direto pro WhatsApp, não quer esperar. Quer resposta imediata (e não só a automática). Não quer mensagem genérica, não quer ser interrogado com CPF antes mesmo de ouvir um “como posso te ajudar?”. Ele quer solução.
Se você demora, ele desiste. E você perde a venda. Simples assim.
E não adianta justificar: "estava sozinho", "o funcionário faltou" ou "estava em retiro espiritual". Se você tem uma empresa e o canal está aberto, o atendimento precisa funcionar. Faça isso direito — sem desculpas.
Os erros mais comuns cometidos por empresas
Mesmo com todo o potencial do WhatsApp, muitos negócios seguem cometendo erros como:
Esses são apenas alguns exemplos de uma lista imensa de falhas que afetam a experiência do usuário e prejudicam a imagem da marca. WhatsApp não é sala de espera — é ponto de contato direto com o cliente, e precisa ser tratado com o mesmo cuidado que o atendimento presencial.
Antes de automatizar, organize
Existem ferramentas incríveis de gestão e automação para WhatsApp, mas, antes de investir nelas, é preciso ter um processo bem definido, centrado no cliente. Sem isso, qualquer tecnologia vira gambiarra.
Hora de virar a chave
Pense no WhatsApp como uma extensão do seu time de vendas. E, como todo time, ele precisa de treinamento, ferramentas adequadas e, sobretudo, foco no cliente. Porque responder rápido é o mínimo. Você precisa resolver.
Agora me diz aqui: o seu WhatsApp gera uma boa experiência… ou afasta seu cliente?
LEIA MAIS
+Lidas