O Cadastro Único (CadÚnico) ficará fora do ar de 12 a 16 de outubro para manutenção preventiva, impactando a inclusão e atualização de dados para programas sociais como o Bolsa Família.
A parada técnica visa melhorar a segurança e a performance do sistema, mas não afetará os pagamentos de benefícios já ativos, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.
Os usuários são aconselhados a realizar atualizações antes do início da manutenção, e após o retorno, espera-se uma alta demanda que pode causar lentidão nos serviços disponíveis.
O sistema do Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica, ficará indisponível em todo o território nacional para uma manutenção preventiva. A paralisação começa às 19h de quinta-feira, dia 12, e tem previsão de retorno para as 7h de segunda-feira, dia 16.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a parada técnica é necessária para implementar melhorias na segurança de dados, estabilidade e performance da plataforma, que gerencia informações de milhões de brasileiros.
Serviços afetados e atendimento presencial
Durante o período de manutenção, todas as funcionalidades do sistema estarão desativadas, tanto para o cidadão quanto para os operadores municipais. Isso inclui a inclusão de novas famílias, a atualização de dados cadastrais e a consulta de situação para novos benefícios.
O impacto estende-se ao atendimento presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Como as unidades dependem do sistema para processar as demandas, quem possui agendamento para essas datas deve buscar o reagendamento imediato para evitar deslocamentos desnecessários e filas.
Impacto nos benefícios ativos
O governo esclarece que a manutenção não afeta o pagamento de benefícios que já estão ativos. Famílias que já recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não terão seus pagamentos interrompidos ou cancelados em função da parada do sistema.
No entanto, novos pedidos ou processos de regularização de benefícios bloqueados ficarão suspensos até que o sistema seja restabelecido. O risco de perda de prazos é uma preocupação para quem está em fase de revisão cadastral, reforçando a orientação de resolver pendências antes do início do bloqueio técnico.
Recomendações aos usuários
Para evitar transtornos, a orientação oficial é que o cidadão tente realizar qualquer atualização necessária antes das 19h do dia 12. Caso não seja possível, a recomendação é aguardar a normalização na manhã de segunda-feira.
Após o retorno do sistema, a expectativa é de alta demanda reprimida, o que pode gerar lentidão nos canais digitais e sobrecarga nos postos físicos. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento 121.
LEIA MAIS
+Lidas