Geral

Por que realizar o exame de líquor

19/12/18 - 10h00

O Líquor, conhecido também como Líquido Cefalorraqueano, ou popularmente, como líquido da espinha, é um fluído corporal transparente e incolor produzido pelo cérebro. Ele está concentrado em parte da cabeça, e da coluna. Sua análise é fundamental para o diagnóstico de doenças que atuam no Sistema Nervoso Central. O Exame do Líquido Cefalorraqueano ou Cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma de diagnóstico desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas. Além do diagnóstico, a análise do LCR permite o estadiamento e o seguimento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso. Através da punção liquórica é possível, também a administração intra-tecal de quimioterápicos, tanto para tratamento de tumores primários ou metastáticos do Sistema Nervoso Central, como profilaxia do envolvimento neurológico de tumores sistêmicos.

O laboratório Martins Pinto é referência aqui no Nordeste e principalmente no estado de Alagoas por realizar o exame de Liquor e tantos outros.

O Laboratório é atuante na área de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, desde a década de 80.Fundado há mais de 30 anos pelo médico patologista clínico João Martins Pinto Júnior, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL  e com residência na área pela Universidade de Campinas- UNICAMP/SP.

O laboratório Martins Pinto atua as áreas de bioquímica, hematologia, parasitologia e urinálise, hormônios, imunologia e bacteriologia. Além dos exames realizados internamente, também conta com a parceria de grandes laboratórios nacionais, para a realização de exames mais específicos como, testes genéticos, marcadores tumorais, imunofenotipagem, entre outros. São realizados desde exames simples como hemograma, urina, PSA até exames mais complexos como, o Liquor, Mielograma e Espermograma, exames esses que tornaram o Laboratório uma referência no nordeste.

Desde sua fundação teve como objetivo principal atender as necessidades dos pacientes com eficiência e gerar exames com qualidade para auxiliar médicos a elucidar diagnósticos.

Instruções para Exame

A coleta desse material, aparentemente simples, deve ser realizada por um médico especializado, com amplo treinamento e experiência, através de uma punção bastante cuidadosa na região da coluna.


Não há maiores preparos para que o Exame de Líquor seja realizado, entretanto, o paciente não poderá estar fazendo uso de medicação anticoagulante, ou de drogas que possam interferir na coagulação sanguínea, como anti-inflamatórios.

Não é necessário jejum para sua coleta, porém pode ser solicitado para alguns exames adicionais, confirmar no laboratório. 

Sobre o procedimento

Este exame é coletado através de punção na região lombar (nas costas) com agulha especifica e descartável, realizada por um médico especialista. Antes do procedimento, é realizado assepsia do local com álcool 70%, anestesia local e em seguida a punção. A dor é semelhante a da coleta de sangue. 

Para realização do exame, o paciente pode estar em decúbito lateral, em posição 'fetal' com joelhos próximo ao abdome e cabeça fletida (imagem), ou sentado com a cabeça para baixo.

A foto abaixo no Laboratório Martins Pinto, é referente à Pesquisa de bandas oligoclonais por isofocalização, realizado no líquor e sangue em conjunto, para pesquisa de esclerose múltipla.

Principais Indicações

Na urgência é muito solicitado para diagnósticos de meningites, porém muito realizado de forma eletiva para as demais doenças como, doenças neurodegenerativas, processos hemorrágicos, pesquisa de neoplasia em SNC, pesquisa de hipertensão intracraniana e para hidrocefalia de pressão normal, que de forma inovadora o Laboratório Martins Pinto traz para o estado o teste tap-test, que tem como objetivo realizar de forma multidisciplinar (terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e médico) realizamos a análise cognitiva (memória) do paciente no primeiro dia e no segundo dia em horário aproximados realizamos a análise da marcha (com filmagem), a coleta do líquor em grande volume e após 2 horas nova análise da marcha e cognitiva, caso tenha melhora é considerado um teste positivo e o paciente pode realizar uma cirurgia.

Contraindicações

  • Uso de anticoagulantes;
  • Uso de anti-inflamatórios;
  • Suspeita de massa cerebral;
  • Lesão no local da punção;


Diagnóstico e resultados rápidos

O aspecto do líquido é o primeiro indicador: se ele estiver turvo, é sinal de uma infecção bacteriana; se estiver vermelho, indica a presença de sangue e é sinônimo de hemorragia subaracnóidea. A grande vantagem da punção lombar é que ela permite um diagnóstico rápido e confiável.


O site abaixo é para você que quer saber mais detalhes do Laboratório Martins Pinto: https://laboratoriomartinspinto.com.br/

A matriz do Laboratório fica localizada rua Buarque de Macedo • 576 - Centro • Próximo à Transpal do Centro.