Maceió

Prefeito diz que vai traçar estratégias para contemplar moradores dos Flexais em programa

TNH1 com TV Pajuçara | 02/12/23 - 18h10
Reprodução

Em entrevista ao programa "Fique Alerta - Edição Extra", transmitido pela TV Pajuçara neste sábado, 02, o prefeito JHC se comprometeu em apoiar os moradores dos Flexais e em traçar estratégias para eles também tenham direito a uma realocação ou compensação por sustentar a tese de "ilhamento social". Desde o início da semana, o Mutange e região sofrem com a possibilidade do colapso de uma das minas de extração de sal-gema, feita pela Braskem. Entenda o que está acontecendo no solo de Maceió. 

No último dia 29, a prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias após os abalos que provocaram o alerta de risco de colapso da mina 18, próximo ao antigo campo do CSA, no Mutange, e, um dia depois, o mapa de risco foi ampliado com a entrada de moradores do Bom Parto no programa de realocação.

Durante o programa da TV Pajuçara, JHC afirmou que uma estratégia estava sendo traçada para a população dos Flexais não ser mais prejudicada com o "ilhamento" e ter direito a benefícios, porém, diante do novo cenário, o prefeito destacou que vai realizar estudos com equipes para definir o que pode ser feito para os moradores.

"O mapa já foi ampliado, e com base nessa atualização, do mapa 5, o Bom Parto teve novas famílias que serão contempladas com a última decisão requerida pelo Ministério Pública Federal e homologada pela Justiça Federal", iniciou ao destacar a inclusão de moradores do Bom Parto no programa de realocação.

"Estamos dialogando todas as estratégias necessárias para minimizar outro dano, não só material, mas social. Criamos uma tese de ilhamento social, porque você fica sem o mercadinho próximo, sem o açougue, sem a escola do filho, então acaba perdendo toda a dinâmica de vida, nas proximidades. Então essas comunidades ficaram ilhadas, como é o caso dos Flexais e de outras comunidades", continuou ao esclarecer que reconhece o prejuízo para a população local.

JHC destacou ainda que duas opções foram dadas, por sugestão da equipe da Força-Tarefa, para a situação dos Flexais. Mas, devido ao risco de algo maior atingir as regiões próximas, as sugestões precisam ser melhor elaboradas. "Uma se fosse feita uma requalificação ao local, e essas pessoas fossem indenizadas, mas sem realocação, porém, com esses novos fatos, nós vamos sentar à mesa novamente, fazer todo um estudo, o Bom Parto já foi contemplado nesse momento, mas agora vamos discutir a questão do Flexal, porque, de acordo com esses novos fatos, as estratégias que foram inicialmente desenhadas, que já teria a previsão de implementar as mudanças no Flexal em dois anos, agora vão precisar ser reavaliadas. E vai contar com meu apoio, da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil", se comprometeu.

Assista como foi o programa deste sábado na íntegra: