A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) recebeu 30 cadeiras de rodas motorizadas na manhã desta segunda-feira (25), entregues pela Prefeitura de Maceió. O evento aconteceu no estacionamento da entidade e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira, do secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e do presidente da Adefal, João Ferreira.
LEIA TAMBÉM
Somente este mês, o Ministério da Saúde remeteu para Alagoas mais de 60 cadeiras de roda, perfazendo um total de quase cem equipamentos, todos adquiridos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Rui Palmeira destacou os frutos obtidos por meio da parceria estabelecida entre a prefeitura e a Adefal. “Esta é uma instituição séria e que presta um relevante serviço para milhares de alagoanos, e hoje estamos entregando estas cadeiras de rodas, o que certamente irá melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, relata.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, as cadeiras de rodas motorizadas irão proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência. “A gente está sempre correndo atrás de recursos do Ministério da Saúde. A Adefal também faz esse esforço em conjunto, pois o ganho para o cidadão que necessita desse tipo de equipamento é extraordinário”, destacou o secretário.
As cadeiras de rodas foram adquiridas com recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Os contemplados com as cadeiras motorizadas passaram por triagem para que os equipamentos fossem adaptados às necessidades dos beneficiados.
O FAEC é um componente do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade. Nele, estão os recursos para custeio dos procedimentos regulados pela Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade (CNRAC); transplantes e procedimentos vinculados; ações estratégicas ou emergenciais, de caráter temporário e implementadas com prazo pré-definido e novos procedimentos que não possuam parâmetros para permitir a definição de limite de financiamento.
+Lidas