Prefeitura posta vídeo de Virginia e Vini Jr. adulterado por Inteligência Artificial

Publicado em 06/11/2025, às 08h57
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Por CNN Brasil

A Prefeitura de Amapá utilizou uma postagem no Instagram com deepfake de Virginia Fonseca e Vini Jr., fazendo parecer que o casal anunciava o pagamento de salários aos servidores, o que gerou polêmica e repercussão nas redes sociais.

O vídeo, que apresentava a voz dos influenciadores de forma manipulada, foi publicado com uma mensagem de celebração e compromisso da prefeitura, mas foi rapidamente apagado após a divulgação.

Até o momento, a Prefeitura de Amapá e os envolvidos não se pronunciaram sobre o uso da tecnologia de inteligência artificial na postagem, levantando questões sobre a ética e a responsabilidade na comunicação pública.

Resumo gerado por IA

Virginia Fonseca e Vini Jr. tiveram sua imagem usada pela Prefeitura de Amapá (AP) em uma postagem no Instagram adulterada por Inteligência Artificial (IA). Com recursos de deepfake, que simula a realidade, o casal aparece dizendo aos servidores que "o salário já está na conta".

O vídeo foi postado nas redes sociais da Prefeitura na segunda-feira (3), com a música "Sua Boca Mente", de Zé Felipe e Ana Castela, tocando ao fundo. "A Prefeitura de Amapá acabou de me informar que o salário já está na conta", diz  a voz que parece sair da boca da influenciadora. A frase seguinte sai com a voz dela, mas da boca dele. "Pagamento referente ao mês de outubro". Em seguida, surge o que seria a voz do jogador. "Compromisso e responsabilidade com o povo". Por fim, a logotipo da Prefeitura.

"O pagamento referente ao mês de outubro já está na conta, servidor! Mais uma vez, a prefeitura de Amapá reafirma o compromisso com quem faz a máquina pública funcionar com dedicação e amor. Agora é hora de celebrar, aproveitar e espalhar amor porque quando o trabalho é feito com carinho, o resultado vem com gratidão", dizia o texto da publicação, que foi apagada.

Até a última atualização desta reportagem, a Prefeitura de Amapá, Virginia e Vini Jr. não se manifestaram sobre o caso.

Gostou? Compartilhe