Dirigentes de clubes brasileiros, incluindo o presidente do CRB, Mário Marroquim, participam de uma imersão na Europa para estudar a gestão das principais ligas de futebol, com o objetivo de modernizar as competições no Brasil.
A programação inclui visitas a Londres, Frankfurt e Madrid, onde serão discutidos temas como arbitragem e fair play financeiro, considerados essenciais para a evolução do futebol brasileiro.
A CBF já anunciou diretrizes para implementar o Fair Play Financeiro no Brasil e formou um grupo de trabalho para aprimorar a arbitragem, buscando melhorias significativas no esporte nacional.
O presidente do Clube de Regatas Brasil, Mário Marroquim, participa de uma imersão na Europa ao lado de dirigentes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e representantes de federações estaduais.
LEIA TAMBÉM
A iniciativa faz parte de um estudo promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para aprofundar o conhecimento sobre a gestão das principais ligas do futebol mundial.
A programação em solo europeu prevê estadia de 7 a 10 de janeiro em Londres, de 11 a 13 em Frankfurt e de 14 a 16 em Madrid. No dia 15, por exemplo, está marcada a visita à sede da La Liga.
Durante a agenda, os participantes terão reuniões e apresentações sobre o funcionamento da Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha) e La Liga (Espanha).
Entre os temas abordados estão a estrutura da arbitragem e os modelos de fair play financeiro adotados em cada país, assuntos considerados estratégicos para a evolução das competições no Brasil.
"O intercâmbio reforça o compromisso do CRB com a modernização da gestão e a busca constante por aprimoramento, dentro e fora de campo, o que traz resultados fortes para o futebol alagoano", destacou Mário Marroquim.
Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, a proposta é fomentar o debate e a construção coletiva. "Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo", afirmou.
No fim de novembro, a CBF divulgou as diretrizes para a implementação do sistema de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro a partir deste ano. A entidade também criou um grupo de trabalho com representantes dos clubes para discutir propostas de melhorias na arbitragem nacional.
ALAGOANO É NO PSCOM
A bola rola para o Campeonato Alagoano 2026 neste sábado, 10 de janeiro, com o duelo entre CRB e CSE, às 16h (de Brasília). A TV Pajuçara/RECORD é a emissora oficial da competição.
A cobertura do PSCOM será mais uma vez completa. A partir das 14h, o Arena PFC, apresentado por Bruno Protásio, direto do Estádio Rei Pelé, abre a jornada com informações, bastidores e tudo o que envolve o futebol alagoano.
Na sequência, o torcedor acompanha o pré-jogo e a partida, com narração de César Pita, o Amigão da Galera, e comentários de Paulo Victor Malta. A reportagem em campo terá a dobradinha Bruno Protásio e Leandro Santiago.
O TNH1, com cobertura do jornalista Gabriel Amorim, e a Pajuçara FM também acompanham todos os detalhes do Campeonato Alagoano, levando ao torcedor informação completa do início ao fim da competição.
LEIA MAIS
+Lidas