Saúde

Primavera: conheça os benefícios de frutas e legumes da estação

Metrópoles | 23/09/21 - 23h08
Reprodução

A primavera é marcada pelo período de floração e aumento das temperaturas, que chegam acompanhadas de maiores índices de chuva. A época também propicia o plantio de diversos alimentos que serão colhidos durante toda a estação. A nutricionista Cyntia Maureen, da empresa de alimentos Superbom, aponta os benefícios das principais frutas e legumes da estação. Elas ajudam a manter o cardápio equilibrado e estarão com preços mais atrativos nos próximos três meses.

Maracujá - O maracujá é uma ótima fonte de vitamina C e possui propriedades calmantes e analgésicas. De acordo com Maureen, a fruta é uma aliada no controle e prevenção de doenças. “Ele auxilia no combate do estresse e, aliado a uma dieta equilibrada, contribui para a redução da glicemia, sendo uma boa opção para pessoas diabéticas”, afirma.

Abacaxi - Em alta durante a primavera, o abacaxi é ideal para as épocas mais quentes. A especialista explica que a alta quantidade de água presente no alimento contribui para a maior hidratação do corpo. “Além de ter cerca de 80% de água em sua composição, a fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B. Outro benefício é a melhora da digestão pela ação da bromelina, enzina que também ajuda na saúde pulmonar e tem ação anti-inflamatória”, diz.

Manga - Popular pelo sabor doce, a manga proporciona uma série de benefícios, como a prevenção do envelhecimento precoce e a produção de colágeno. “Estudos apontam que os chamados polifenóis, presentes no alimento, diminuem o estresse oxidativo do corpo e reduzem as chances de câncer de mama, próstata e intestino. A fruta pode ser consumida tanto in natura, quanto em bebidas como smoothies e sucos.

Abobrinha - O legume de baixa caloria é uma das melhores opções para a época. Segundo a nutricionista, além de possuir um ótimo custo-benefício, a abobrinha dispõe de uma composição nutricional equilibrada. “Ela possui variadas vitaminas e minerais que fortalecem os ossos, melhoram a visão e ajudam na saúde cardíaca”.

Beterraba - Com propriedades que estimulam o sistema imunológico e ajudam no emagrecimento, a beterraba é uma alternativa para as refeições durante a estação. “A raiz contém vitaminas A, B e C, e minerais como zinco, potássio e ferro, que atuam contra infecções e envelhecimento. Além disso, possui ação vasodilatadora, que causa aumento do rendimento durante os exercícios”, pontua Cyntia Maureen.

Berinjela - Por último, rica em fibras e substâncias antioxidantes, a berinjela é um dos legumes do momento. Maureen afirma que o alimento contribui positivamente para a saúde, reduzindo o colesterol e estimulando a perda de peso. A nutricionista destaca que as fibras e fitoquímicos presentes nela ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, prevenindo a diabetes.