Professores da rede estadual protestam por reajuste salarial na Praça do Centenário

Publicado em 15/07/2025, às 12h46
A categoria está em greve há 15 dias - Foto: Assessoria
A categoria está em greve há 15 dias - Foto: Assessoria

Por Redação

Professores da rede estadual fizeram uma manifestação nesta terça-feira, 15, na Praça Centenário, em Maceió. A categoria está em greve há 15 dias.

Com faixas, cartazes, bandeiras, panfletos e palavras de ordem, um grupo de manifestantes chamou atenção da população na capital alagoana.

O grupo da capital escolheu trazer mais visibilidade à pauta utilizando o tempo em que o semáforo fica fechado, abrindo faixas e entregando os panfletos nos carros que estavam parados.

Durante toda a manhã, foram muitas demonstrações de apoio de quem passava pelo local. Buzinas, sinais com a mão, e até gritos de parabéns pela luta reforçaram que as pessoas compreendem a importância de cobrar que Paulo Dantas respeite a educação pública.

A pauta de reivindicações inclui 21 itens, que além do reajuste de 10%, cobra pontos acordados na última greve em 2023.

Ao longo do dia desta terça, acontecerão ações por todo o Estado, coordenadas pelos núcleos regionais do Sinteal. Nos próximos dias serão realizadas mais mobilizações nas escolas.

“Reforçamos a convocação para a luta, para você que está no interior procurar o seu núcleo regional, e você que está em Maceió continue vindo para a luta, dialogar com a população sobre o que está em jogo, a valorização de um serviço tão importante para a sociedade alagoana, que é a Izael Ribeiro.

O que diz o estado:

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas disse que o Governo avançou nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (Sinteal) e que a maior parte dos pleitos apresentados pela categoria já foi integralmente atendida.

"Entre as importantes conquistas asseguradas, destacam-se o reajuste de 50% no valor pago a servidores lotados em áreas de difícil acesso e o reajuste do auxílio-alimentação, retroativo a janeiro de 2025 e com previsão de pagamento ainda neste mês de julho. Além disso, foi autorizada a quebra do interstício para progressão na carreira de mestrado e doutorado, valorizando a qualificação e o aprimoramento dos educadores alagoanos", disse a Seduc.

"O Governo também garantiu a realização de concurso público ainda em 2025, com previsão de posse dos aprovados em janeiro de 2026, além da realização de concurso de remoção. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciará o levantamento das carências da rede estadual de ensino e, em um gesto de parceria, formará um Grupo de Trabalho (GT) com a participação ativa do Sinteal para definir os próximos passos do concurso".

"O único ponto que permanece em discussão é o percentual de reajuste salarial referente à data-base de 2025. A gestão estadual já concedeu, por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa, um reajuste de 4,86%, correspondente à correção inflacionária de 2024. A reivindicação sindical de um percentual 1,44% acima desse índice está sendo analisada com responsabilidade", ressaltaram.

Gostou? Compartilhe