O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizou uma ação educativa na Praia do Gunga, visando conscientizar banhistas e comerciantes sobre a importância do descarte correto de resíduos e a preservação ambiental.
Durante a atividade, foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras para veículos, além de orientações sobre os impactos do lixo nas praias e cidades, destacando a necessidade de atitudes responsáveis para a conservação do meio ambiente.
A ação, elogiada por turistas, faz parte do projeto Nossa Praia, que promove a preservação das praias alagoanas e disponibiliza um aplicativo com informações sobre locais adequados para banho e dados ambientais.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu, nesta sexta-feira (23), uma ação educativa do projeto Nossa Praia na Praia do Gunga, no município de Roteiro. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar banhistas e comerciantes sobre a importância do descarte correto de resíduos e da preservação ambiental.
LEIA TAMBÉM
Durante a atividade, foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras para veículos, além de serem repassadas orientações diretas ao público sobre os impactos do descarte irregular de lixo nas praias e nos ambientes urbanos.
Técnicos do IMA dialogaram com os frequentadores do local, reforçando a necessidade de atitudes responsáveis para a conservação do meio ambiente.

“É fundamental que esse processo de conscientização ambiental seja contínuo, para que a população compreenda os prejuízos causados pelo descarte incorreto do lixo, tanto nas praias quanto nas cidades. Essas atitudes impactam diretamente o meio ambiente como um todo”, destacou a assessora ambiental do IMA, Keiliane Sara.
A ação também recebeu elogios de turistas que visitavam o litoral alagoano. A professora aposentada Verônica Duarte, do Acre, que conheceu as praias de Alagoas pela primeira vez, ressaltou a importância da iniciativa.

“Cada pessoa precisa fazer a sua parte. Quando todos colaboram e descartam o lixo de forma adequada, a praia e a cidade permanecem limpas, permitindo que todos aproveitem melhor esse espaço”, afirmou.
A dona de casa Iudete Dantas, que veio de Sergipe com a família para aproveitar o litoral alagoano, também elogiou a ação.

“É uma iniciativa muito positiva e importante. Um lugar bonito como esse precisa estar limpo para que a gente possa voltar sempre”, disse.
Sobre o projeto Nossa Praia
Criado em 2015, o projeto Nossa Praia tem como objetivo promover a preservação das praias alagoanas por meio de ações educativas, mutirões de limpeza e incentivo ao descarte correto de resíduos.
O aplicativo Nossa Praia disponibiliza informações semanais sobre os locais próprios e impróprios para banho no litoral de Alagoas, com dados do IMA, além da tábua de marés. O app está disponível para Android e iOS.
LEIA MAIS
+Lidas