Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo

Publicado em 12/12/2025, às 10h28
Imagem Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo

Por Agência Alagoas

O Governo de Alagoas lançou o Programa Novo Lar, Nova Vida, que permite a proprietários de imóveis cadastrarem suas moradias para aluguel social, visando atender pessoas em situação de rua. A iniciativa busca oferecer habitação digna e apoio social, contribuindo para a reintegração dessa população.

Os proprietários interessados devem preencher um formulário online e garantir que a documentação dos imóveis esteja regularizada, com um valor máximo de aluguel de R$ 800,00. A proposta foi analisada pela Assembleia Legislativa e inclui auxílios para moradia e retorno à cidade de origem.

Além do cadastro online, equipes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência estão realizando busca ativa por imóveis em Maceió. O programa também prevê acompanhamento profissional para os beneficiários, visando promover a autonomia e a reinserção social das pessoas atendidas.

Resumo gerado por IA

Os donos de imóveis que têm interesse em participar do aluguel social do Governo de Alagoas podem cadastrar a moradia de forma online pelo site seprev.al.gov.br/programa-novo-lar. A iniciativa faz parte do Programa Novo Lar, Nova Vida, que vai destinar habitação para pessoas em situação de rua em Alagoas, dentro da Política Estadual de Atenção e Acolhimento a essa população.

Para participar, os proprietários devem preencher um formulário com informações e fotos dos imóveis. O valor máximo do aluguel é de R$ 800,00, e a documentação da casa ou apartamento precisa estar regularizada.

Equipes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vêm fazendo uma busca ativa pelos imóveis em Maceió, e a plataforma digital surge como uma forma de oferecer oportunidade aos proprietários para que façam adesão ao programa.

“O Governo de Alagoas está implementando uma política pública séria para enfrentar a condição da população em situação de rua no estado. Com o cadastro online dos imóveis, vamos garantir mais agilidade ao processo de aluguel social, ampliar a transparência e oferecer à sociedade a oportunidade de participar dessa transformação”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.

Sobre o Programa Novo Lar, Nova Vida

O Governo de Alagoas enviou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que institui o Programa Novo Lar, Nova Vida e cria os auxílios Moradia e Novo Lar. O PL foi analisado em segunda votação nessa quinta-feira (11), pelos deputados estaduais.

O Auxílio Moradia garante habitação digna por meio do aluguel social. De acordo com o projeto, as casas e apartamentos alugados serão entregues com enxoval para que as pessoas tenham condições de se manter no imóvel. Além disso, elas vão contar com acompanhamento semanal de uma equipe multiprofissional, trabalhando para garantir que essas pessoas tenham condições para conclusão dos estudos, qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras ações, resultando na autonomia dos beneficiários.

Já o Auxílio Novo Lar tem como objetivo viabilizar o retorno para a cidade de origem das pessoas que estão em situação de rua em Alagoas e que desejam voltar para casa. Nesse caso, além de garantir transporte e alimentação, o Estado também irá entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de origem para que seja dado um suporte na chegada e na reinserção social.

Essas ações foram planejadas com base nos dados do 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas na capital e no interior, com o apoio do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. As ações vão garantir os direitos sociais e a dignidade das pessoas que se encontram nessa condição no estado, colocando um fim à situação de vulnerabilidade social.

Gostou? Compartilhe