Psicólogas do Ifal ofertam atendimento on-line emergencial a servidores afetados pela pandemia

Publicado em 15/04/2020, às 22h09
Imagem Psicólogas do Ifal ofertam atendimento on-line emergencial a servidores afetados pela pandemia

Por Ascom Ifal

Integrantes do quadro funcional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que se sintam emocionalmente vulneráveis diante da crise do coronavírus poderão contar com apoio psicológico on-line enquanto durarem as medidas de isolamento social. O serviço será ofertado gratuitamente pelas psicólogas do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) da instituição, Larisse Coimbra e Paulete Constantino.

O atendimento ocorrerá por e-mail. Quem deseja essa orientação, deve escrever para o endereço [email protected], com o assunto QUERO APOIO PSICOLÓGICO. No corpo do texto, é necessário informar nome completo, CPF, telefone e e-mail pessoal. As profissionais esclarecem que esse último item é fundamental, pois o atendimento será realizado através dele, para preservar o sigilo e a confidencialidade. No e-mail pessoal informado, a pessoa interessada receberá uma mensagem com as orientações necessárias à realização de um atendimento seguro e de qualidade.

A modalidade de atendimento ofertada é assíncrona, ou seja, existe uma lacuna de tempo na interação entre a psicóloga e a pessoa assistida, a interação não acontece em tempo real. As psicólogas responderão as mensagens às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 19h. Os e-mails, no entanto, podem ser enviados por servidoras e servidores durante toda a semana e em qualquer horário e as mensagens serão respondidas por ordem de chegada na caixa de entrada do e-mail da Psicologia do Siass.

De acordo com as profissionais envolvidas, todas as informações produzidas durante o atendimento psicológico serão mantidas em sigilo, salvo em situações previstas no Código de Ética Profissional. O alerta delas, entretanto, é de que as pessoas atendidas também tomem cuidados para manter o sigilo do atendimento, como evitar usar computadores de terceiros ou realizar o atendimento em conexões públicas, além de manter um antivírus sempre atualizado.

Gostou? Compartilhe