O próximo feriado nacional de 2023 é o Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Este ano, a data cai em uma sexta-feira. Os bancos ficarão fechados durante a folga.O feriado nacional seguinte será menos de duas semanas depois, no Dia do Trabalho, que acontece em 1° de maio. Veja aqui a lista com todos os feriados nacional de 2023.
LEIA TAMBÉM
O que é celebrado no Dia de Tiradentes? - O dia 21 de abril é feriado nacional como uma homenagem ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792 por seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados por brasileiros na luta pela independência em relação a Portugal.
Na época, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Além disso, essas riquezas começaram a se tornar escassas.
O governo português, porém, acreditava que a diminuição nos seus lucros se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Por isso, começou a aumentar os impostos e tomar medidas de repressão contra os nascidos na colônia.
Em meio às punições arbitrárias, os brasileiros se revoltaram, com a elite de Minas inspirada na independência dos Estados Unidos e por pensamentos de filósofos europeus que criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis.
A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos, mas entre eles estava Tiradentes — um militar de baixa patente, que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Era ele quem saía às ruas, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento.
Apesar da coragem, o movimento foi descoberto pelas autoridades portuguesas. Em julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio. Já Tiradentes, um homem pobre, acabou condenado à morte e esquartejamento, sob a ideia de desmotivar possíveis rebeldes. Anos depois, ele se tornou um herói do movimento pela independência.
LEIA MAIS
+Lidas