A Prefeitura de Maceió iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em 2025, vacinando 33.937 animais em um único fim de semana, com o objetivo de prevenir a raiva, uma doença com alta taxa de mortalidade.
A adesão à campanha foi considerada positiva, com mais de 30 mil animais vacinados no primeiro fim de semana e a expectativa de alcançar toda a cidade em futuras etapas programadas para 8 de novembro.
Os tutores devem levar seus animais a pontos de vacinação, onde a imunização é restrita a animais saudáveis e aptos, enquanto a raiva, uma zoonose grave, continua a ser uma preocupação significativa para a saúde pública.
A Prefeitura de Maceió realizou o segundo dia da campanha de vacinação antirrábica de 2025. Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses foram vacinados, apenas neste segundo fim de semana, 33.937 animais, entre cães e gatos, nos oito Distritos Sanitários. A ação aconteceu no sábado(25) e a campanha terá mais uma etapa no dia 8 de novembro. A relação dos locais onde acontecerá a imunização será divulgado em breve.
LEIA TAMBÉM
Segundo Mailan Maia, chefe especial do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, a adesão à campanha tanto no primeiro final de semana quanto no segundo foi muito boa. "No primeiro vacinamos mais de 30 mil animais e agora ultrapassamos esse número. A imunização é indispensável tanto para a população quanto para os animais, de modo a prevenir contra a raiva, uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade", destaca.
"A campanha está organizada para que a cobertura vacinal inclua todos os animais aptos a se vacinar. Começamos primeiro dia em alguns pontos da cidade, já esse segundo em outros pontos e no dia 8 de novembro já serão outros locais, contemplando toda Maceió para que nenhum canino ou felino que esteja apto deixe de se vacinar", completa Mailan Maia.
Acesso a vacinação
Basta comparecer a um dos pontos de vacinação, com seu animal na guia ou na caixa de transporte. No local a orientação é que o tutor contenha o animal para ser vacinado.
Segundo a CCZ, nem todos os animais podem ser imunizados contra a raiva. Animais com prenhez avançada, debilitados, com problemas de pele severa ou clinicamente comprometidos e, filhotes com menos de 4 meses tem contraindicação.
Sobre a doença
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
LEIA MAIS
+Lidas