Futebol Nacional

Quem é Álvaro Pacheco, técnico português que está encaminhado com o Vasco

Extra Online | 12/05/24 - 17h28
Foto: Reprodução/Vitória de Guimarães

Após duas semanas sem técnico, o Vasco, enfim, encaminhou a contratação do seu novo comandante para a temporada. De acordo com o GE, o clube cruz-maltino avançou nas negociações e se aproximou do português Álvaro Pacheco, de 52 anos, que atualmente comanda o Vitória de Guimarães, de Portugal.

Como jogador, Álvaro Pacheco atuava no ataque e só jogou em clubes pouco populares de Portugal, até se aposentar em 2008. Desde então começou a dar os seus primeiros passos como treinador, iniciando como auxiliar técnico no Penafiel, Moreirense, Boavista e Jonava, até assumir o comando profissional do Fafe, em 2018.

A partir daí, sua carreria ascendeu rapidamente, passando por Vizela, Estoril e, em outubro de 2023, assumiu o comando do Vitória de Guimarães, clube que está até hoje e tem contrato até junho de 2025.

No Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco vem utilizando o esquema 3-5-2, um sistema com três zagueiros e meio-campo bastante povoado, mas também consegue variar durante as partidas a depender das circunstâncias. Apesar disso, seu esquema preferido, segundo o SofaScore, é o 4-3-3.

O time treinado pelo português é o 5º colocado da Liga Portugal, com 60 pontos, seis a menos que o Porto, que está em quarto, e briga por uma vaga na Europa League. Seu time é o primeiro fora do pelotão de elite de Portugal — Braga, Sporting, Porto e Benfica — na tabela de classificação.

Pelo Vitória de Guimarães, Álvaro tem 60,6% de aproveitamento — são 33 jogos, com 18 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, com média de 1,63 gols marcados por jogo e 1,09 gol sofrido, segundo dados do Transfermarkt. Com esta campanha, o treinador começou a ser reconhecido na Europa e ganhou destaque no jornal italiano Gazzetta dello Sport.

Por enquanto, ainda não há nada assinado entre Vasco e Álvaro Pacheo. As partes aguardam a elaboração e assinatura do contrato para definir a data de chegada do treinador, que esteve na beira do campo ontem na derrota do Vitória por 3 a 2 para o Braga, ao Rio de Janeiro.