O mundo comemorou, na última terça-feira (27), o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência pertencente à Organização Mundial da Saúde. Para celebração, ‘Repensar o Tema’ foi o subtema escolhido e, em entrevista à Rádio Pajuçara FM, o ministro do Turismo, Carlos Brito, afirmou a importância do setor no desenvolvimento econômico do país.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Brito, a viagem está em segundo lugar na lista de sonhos dos brasileiros, atrás somente da sonhada casa própria. Através do potencial do turismo, o governo passou a inserir o setor de viagens na agenda econômica do país.
“Já estamos pensando no turismo há muito tempo. Antes, não estava na agenda econômica, e o turismo tem um potencial enorme de desenvolver cada município, cada estado e cada país”, disse Brito.
Para comprovação da melhora do setor no país, foram faturados R$ 94 bilhões no primeiro semestre, de acordo com informações de Brito, o que revela um crescimento de 33% em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar dos números, o ministro revelou algumas “provações” que o Ministro do Turismo teve que enfrentar.
“O número comprova a realização do nosso trabalho, apesar de termos passado por várias provações, como óleo nas praias no nordeste, que afetam diretamente o nosso setor; a pandemia, a seca, a guerra. Mas nós temos um país forte, que passou por tudo isso e que está vivendo agora a retomada do turismo a grande estilo”, afirma Brito.
Carlos Brito ainda confirmou a parceria entre o Ministério do Turismo e o Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que trabalharam juntos na promoção interna do país durante o período pandêmico. A iniciativa buscava fortalecer o turismo interno, fazendo com que o brasileiro viajasse mais pelo Brasil.
Maceió: 3ª entre os destinos nacionais- E neste período comemorativo a capital alagoana tem muito a festejar. Maceió foi listada entre os destinos mais procurados do país durante os meses de junho e julho de 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur). Com a orla mais bonita do Brasil e pratos típicos que cativam, Maceió esteve na terceira posição entre os destinos nacionais e na segunda entre os destinos do Nordeste.

Foto: Wesley Menegari
+Lidas