Ambulantes que trabalhavam na Praça dos Palmares, no Centro de Maceió, começaram a retirar seus produtos nesta quarta-feira (1º). A movimentação ocorre após a Prefeitura anunciar a integração da área a um novo complexo administrativo. Durante a madrugada, trabalhadores passaram horas transferindo mercadorias para o novo espaço autorizado pelo município, deixando o calçadão repleto de pilhas de produtos ao amanhecer.
LEIA TAMBÉM
Aparecido, que atuava na praça há 45 anos, afirmou que a desocupação já era esperada. “Já sabíamos que, a qualquer momento, o município poderia solicitar o espaço. Se tudo for feito com planejamento, a mudança não tem por que ser ruim”, disse o ambulante.
Os trabalhadores foram realocados, de forma provisória, para o Calçadão do Comércio. No entanto, a chegada gerou insatisfação entre os que já ocupavam o local.
Em entrevista à TV Pajuçara/RECORD, o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Júnior, criticou a decisão. “Há uma insatisfação entre os ambulantes que já estavam no calçadão. Para você ter uma ideia, tínhamos 192 ambulantes, hoje, são mais de 600. A Prefeitura continua autorizando novos vendedores. Diz que é provisório, mas, da última vez, também era, e muitos acabaram ficando. A Prefeitura arruma um box e o ambulante deixa uma filial no calçadão", disse.
Guido Júnior também apontou que a situação cria concorrência desleal com lojistas que pagam altos impostos e criticou a condução da Prefeitura no processo. "Chegamos a apresentar alternativas, mas a prefeitura terminou fazendo como ela queria", afirmou.
LEIA MAIS
+Lidas