Refugiados sírios recebem atendimento médico em São Paulo

Publicado em 15/11/2015, às 00h37
Imagem Refugiados sírios recebem atendimento médico em São Paulo

Por Redação


Aproximadamente 400 refugiados sírios receberam atendimento médico gratuito neste sábado (14) em um hospital universitário da zona sul de São Paulo. O evento teve o acompanhamento de intérpretes árabes e foi organizado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), em parceria com o Hospital da Universidade de Santo Amaro.

A ação fez parte do projeto “Islam Solidário”, desenvolvido pela Fambras e, além de atendimento médico especializado, os imigrantes - que residem na Grande São Paulo e Vale do Paraíba - receberam donativos, como alimentos não-perecíveis e roupas.

O hospital universitário, que funciona apenas de segunda a sexta-feira, abriu excepcionalmente para atender os imigrantes neste sábado pela manhã, com atendimento nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Vacinação,  Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia e Dermatologia, além de exames laboratoriais e de imagem.

Os refugiados foram para a Unisa em ônibus fretados que saíram da capital e dos municípios de Guarulhos, São Bernardo do Campo, no Grande ABC, e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Os locais foram escolhidos por concentrar a maior parte dos refugiados no estado. Durante a viagem, acompanhada por tradutores voluntários, os refugiados fizeram um cadastro, em árabe, que serviu de base para o atendimento médico e também para cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde), para onde deverão ser encaminhados os casos mais graves ou que demandem internação.



Fonte: Agência Brasil


Gostou? Compartilhe