Renato Gaúcho pede demissão do Fluminense após eliminação na Sul-Americana

Publicado em 24/09/2025, às 09h03
Renato Gaúcho - Marcelo Gonçalves/Fluminense
Renato Gaúcho - Marcelo Gonçalves/Fluminense

Por Extra Online

O técnico Renato Gaúcho surpreendeu ao anunciar, no fim da entrevista coletiva após a eliminação para o Lanús na Sul-Americana, no Maracanã, que pediu demissão do Fluminense. Minutos depois, em nota, o clube confirmou a saída do treinador.

Além de Renato, deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O auxiliar técnico permanente Marcão volta a assumir o cargo de treinador interino.

—Antes de vir para cá, acabei de pedir demissão ao presidente. A partir de agora, vai entrar um outro cara aqui, vocês (jornalistas) vão fazer as mesmas perguntas e quero ver as respostas que ele vai dar. Se vai colocar o time que o torcedor quer ou o da cabeça dele — disparou Renato.

— Sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube em todas as competições. Infelizmente, saímos de uma, mas estamos muito bem no Brasileiro e na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como está bem, vou sair para descansar a cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando de futebol, já que entendem para caramba — ironizou, na sequência da resposta à última pergunta.

Bastidores

Durante e ao fim do empate em 1 a 1 com o Lanús, Renato Gaúcho foi xingado pela torcida do Fluminense, que o chamou de "burro", principalmente após as substituições.

Antes de anunciar a demissão, o treinador já havia comunicado a decisão ao elenco no vestiário. A intenção inicial do clube era que o treinador não falasse sobre o assunto na coletiva. Renato, porém, não se conteve.

Durante a entrevista, o técnico havia desabafado sobre críticas da internet. "O futebol acabou. As redes sociais acabaram com o futebol. Tanto para o jogador quanto para o treinador", lamentou.

— No futebol, sei da minha capacidade. Hoje em dia, o Guardiola, que eu considero o melhor treinador do mundo, foi chamado de burro no início do ano, se não me engano, há alguns meses. Então, nada mais me surpreende no futebol, dentro ou fora de campo, principalmente por causa das redes sociais.

— Hoje em dia, todo mundo se acha treinador. Todo mundo pega uma rede social e começa a opinar. E tem gente que dá ouvidos a quem não entende nada. Não são todos, claro, mas muitos nas redes sociais seguem esse caminho. O futebol acabou. As redes sociais acabaram com o futebol. Tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje, é uma guerra de críticas. Ninguém é bom. Quando se ganha, vem um ou outro elogio. Quando se perde, ninguém presta, todo mundo é ruim. O futebol está indo por um caminho... Aliás, não está indo, já foi. E, infelizmente, todos nós, jornalistas, jogadores, treinadores e torcedores, estamos perdendo.

Se por um lado o Fluminense foi pego de surpresa, o pedido de demissão de Renato dá garantias de que o clube não precisa arcar com custos da multa de rescisão contratual. Até o momento, o presidente Mário Bittencourt optou por não falar publicamente sobre a saída inesperada do treinador.

Confira a nota do Fluminense:

O Fluminense FC informa que Renato Gaúcho não está mais à frente do comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após a partida desta terça-feira (24/09).

Também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.

O auxiliar-técnico permanente Marcão assume o time de forma interina.

Gostou? Compartilhe