Restos submersos incas e pré-incas são descobertos no mar do Peru

Publicado em 16/01/2026, às 20h12
Foto: Ministério da Cultura do Peru
Foto: Ministério da Cultura do Peru

Por Revista Galileu

Entre 15 e 17 de dezembro, especialistas realizaram uma pesquisa no Complexo Arqueológico El Huarco, no Peru, onde foram identificadas estruturas subaquáticas e artefatos que datam do período pré-inca até o império inca, destacando a importância histórica do local.

O complexo, que foi um centro administrativo do Reino de Huarco entre 1.000 e 1.470, revelou evidências de navegação primitiva e uma embarcação ainda não datada, o que reforça a relevância arqueológica da área.

Em resposta às descobertas, o Ministério da Cultura do Peru iniciou uma nova campanha de pesquisa para proteger o patrimônio marítimo e terrestre, visando formalizar a área como 'Patrimônio Cultural da Nação' e preservar os vestígios submersos, enquanto enfrenta desafios como a extração de pedras que ameaça os ecossistemas locais.

Resumo gerado por IA

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, uma equipe de especialistas realizou trabalhos de campo no Complexo Arqueológico El Huarco, um importante sítio de patrimônio costeiro localizado ao sul de Lima, capital peruana. O levantamento identificou uma série de estruturas subaquáticas que datavam desde o período pré-inca até muros de pedra construídos durante o império desse povo.


A exploração também encontrou artefatos associados à navegação primitiva e evidências materiais que sugerem a presença de uma embarcação de cronologia ainda não determinada. As informações foram divulgadas pelo site Heritage Daily nesta quinta-feira (15).

Protegendo El Huarco

O Complexo Arqueológico de El Huarco serviu como centro administrativo do Reino de Huarco, que controlou o vale inferior da província de Cañete entre os anos 1.000 e 1.470.

Frente às descobertas, o Ministério da Cultura do Peru iniciou uma nova campanha de pesquisa na área marítima que circunda a região. Segundo as autoridades, o projeto visa não só preservar os vestígios arquitetônicos visíveis em terra, mas também documentar e proteger quaisquer patrimônios marítimos.

Com as informações obtidas pelas pesquisas, será elaborada uma declaração formal da área como “Patrimônio Cultural da Nação”. Este reconhecimento tem como objetivo estabelecer um marco legal para a proteção da costa de El Huarco, além de contribuir para a conservação dos seus vestígios submersos.

Neste processo, o conhecimento local tem desempenhado um importante papel. Durante décadas, os moradores relataram a recuperação de objetos culturais no mar, muitos dos quais foram transferidos para a custódia municipal. Agora, esses artefatos fazem parte do acervo do Museu Municipal de Cerro Azul.

Apesar da pesca artesanal, do mergulho recreativo e da navegação costeira serem atividades tradicionais do dia-a-dia dos moradores, as autoridades expressaram preocupações quanto à extração de pedras da zona costeira. Esta prática ameaça tanto os depósitos arqueológicos quanto os ecossistemas marinhos.

Gostou? Compartilhe