Mundo

Revelado! Saiba quem são os 30 convidados do enterro de Philip

Metrópoles | 16/04/21 - 21h35
Oli Scarff/Getty Images

Como em qualquer lista de convidados, é um “sofrimento” eleger uma pequena quantidade de pessoas. Quem passou pela situação foi a rainha Elizabeth II, conforme comunicou o Palácio de Buckingham. A monarca enfrentou “algumas decisões muito difíceis” ao selecionar um grupo de 30 indivíduos para a cerimônia fúnebre do marido, o príncipe Philip. O enterro será neste sábado (17/4), às 15h (fuso horário local, 11h em Brasília).

Segundo o jornal Evening Standard, a soberana britânica tentou garantir que todos os “ramos” da família do duque de Edimburgo estivessem presentes no funeral, além de levar em consideração as regras do governo fixadas em razão da pandemia. Em tempos normais, o cortejo do príncipe Philip teria em torno de 800 convidados. Além de Elizabeth, estão incluídos na lista “enxuta” os quatro filhos do casal — Charles, Anne, Andrew e Edward — e os oito netos — Harry, William, Zara Tindall, Peter Phillips, Eugenie, Beatrice, Louise Windsor e James.

Os oito netos de Philip levarão seus respectivos cônjuges. Apenas os irmãos Louise e James não estarão acompanhados por não serem casados, nem o príncipe Harry. A mulher dele, Meghan Markle, foi aconselhada a não viajar dos Estados Unidos para o Reino Unido por ordem médicas. Ela está grávida de uma menina. Já Peter Phillips está solteiro após se divorciar de Autumn Phillips, em 2019. O funeral ocorrerá na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde Philip passou os últimos momentos de vida ao lado da rainha Elizabeth II.

Os quatro filhos do casal real surgirão ao lado dos parceiros. Herdeiro do trono britânico, Charles com Camilla Parker Bowles, a duquesa de Cornualha; a princesa real, Anne com o segundo marido, Timothy Laurence; o conde de Wessex, Edward com Sophie Rhys-Jones. O príncipe Andrew estará sozinho sem a ex, Sarah Ferguson. O duque de Edimburgo a chamou de “além dos limites”, segundo revelou o tabloide Daily Mail.

Parentes "de sangue"

Três parentes alemães de Philip foram incluídos na seleção. Príncipe hereditário de Baden, Bernhard é neto de uma das irmãs do duque de Edimburgo, Teodora. Quando casou-se com a então princesa Elizabeth em 1947, os familiares do príncipe não puderam comparecer à cerimônia matrimonial por conta do sentimento antialemão em decorrência do nazismo. Antes de morrer, Philip deixou claro sobre querer a “família de sangue” no funeral, principalmente a presença dos sobrinhos.

Chefe da casa de Hesse, o príncipe Donato é outro nome confirmado. Ele já foi fotografado ao lado da rainha em eventos oficiais. “É realmente uma honra incrível e todos nós estamos extremamente tocados e privilegiados por sermos incluídos em nome de toda a família”, disse em comunicado. Integra o trio, o príncipe Philipp de Holenlohe-Langenburg. Os três parentes do duque de Edimburgo estão isolados na casa de um amigo em comum em Berkshire.

Laços eternos

Condessa Mountabatten da Birmânica, Penelope (Penny) Knatchbull que, posteriormente, tornou-se Lady Brabourne compõe o elenco de convidados. Também conhecida como Lady Romsey, ela e o duque de Edimburgo costumavam ser vistos juntos no Royal Windsor Horse Show, por vezes, andando em motocicletas pela pista de condução de carruagens. Após a aposentadoria de Philip do serviço real, em 2017, Penny visitava regularmente o amigo na casa de campo em Sandringham, no condado inglês de Nortfolk.

Ao fazer uma pequena biografia da condessa, o Daily Mail escreveu que “nenhuma lista de convidados era considerada completa sem ela”. Penny mantinha um vínculo tão próximo com a rainha e Philip que os colaboradores do palácio a consideravam uma moradora do local. Os laços com a realeza ficaram próximos após o casamento de Penelope com Norton Knatchbull, terceiro conde Mountbatten da Birmânia. Com uma amizade tão forte, ela passou a ser uma confidente do duque de Edimburgo. Ambos dividiam a paixão por cavalos.

"Enxuta"

Finaliza o quadro de convidados a sobrinha da rainha, Lady Sarah Chatto, e o marido, Daniel Chatto. Uma das pessoas mais discretas da realeza, ela é filha da falecida irmã da soberana britânica, a princesa Margaret. De acordo com o Daily Mail, a familiar sempre foi “muito amada” por Elizabeth e Philip. Primo da soberana, o duque de Gloucester não ficaria de fora do elenco, afinal, é um dos trabalhadores em tempo integral da família real. Por ano, participa de mais de 100 eventos nacionais e internacionais da Coroa.

Também primo de Elizabeth, o duque de Kent está entre os convidados. Ao aposentar-se da carreira militar, ele desempenhou por anos funções reais em nome da rainha e apoiou “lealmente” o príncipe Philip, conforme explicou o jornal Evening Standard. Prima e confidente da monarca britânica, a princesa Alexandra passou os últimos 60 anos dedicando a vida aos compromissos da Coroa. Segundo especialistas da realeza, ela é “um tesouro nacional”.

Filho da princesa Margaret, David Armstrong-Jones foi incluído no grupo dos 30. Na etapa da entrada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, ele acompanhará o primo distante, o príncipe Harry. Os dois aparecerão lado a lado na cerimônia. Com a morte do pai, em 2017, David herdou o título de conde de Snowdon. Vale lembrar que todos os convidados usarão máscaras faciais. Os homens não precisarão vestir uniformes militares após decisão da rainha para poupar o neto Harry.