Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Publicado em 24/10/2022, às 10h28
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Por CNN Brasil

O ex-chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele foi nomeado líder do Partido Conservador nesta segunda-feira (24), após sua principal adversária, Penny Mordaunt, retirar a candidatura pela liderança do Partido Conservador enquanto batalhava para angariar o apoio mínimo de 100 parlamentares conservadores.

O Comitê de 1922, grupo de parlamentares conservadores responsável pelo processo de escolha da liderança, anunciou que Sunak fará um discurso ao Parlamento às 10h30, horário de Brasília.

Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III, mas ainda não há previsão oficial para o encontro.

Rishi Sunak recebeu o apoio de mais da metade dos legisladores conservadores, informou a PA Media nesta segunda-feira (24).

Ele assumirá o cargo após a renúncia da premiê Liz Truss – a líder conservadora com o mais breve mandato na história do Reino Unido. Mordaunt diz que Sunak tem seu “total apoio” ao se retirar da corrida

Em uma declaração publicada em seu Twitter oficial, a parlamentar Penny Mordaunt, que era a única adversária de Sunak na corrida pela liderança do Partido Conservador, anunciou que desistiria da candidatura.

“Como resultado, agora escolhemos nosso próximo primeiro-ministro. Esta decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio”, disse Mordaunt.

“Estou orgulhosa da campanha que realizamos e grata a todos aqueles, em todos os lados do nosso partido, que me apoiaram. Todos devemos ao país, uns aos outros e a Rishi nos unir e trabalhar juntos pelo bem da nação. Há muito trabalho a ser feito”, concluiu.

Gostou? Compartilhe