Rocinante lança 'Obra viva de Hermeto Pascoal - Vol. 1 Flautas', revelando tesouros inéditos do acervo do Campeão

Publicado em 03/12/2025, às 13h53
Assessoria
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Por Assessoria

Em reverência a uma obra monumental, a Gravadora Rocinante começa a lançar a
série Obra Viva de Hermeto Pascoal, dedicada a composições inéditas ou pouco
exploradas do gênio alagoano. Este Vol. 1 Flautas aborda peças que Hermeto
escreveu para o instrumento de sopro entre 1982 e 1985. O álbum será
disponibilizado em todas as plataformas digitais e em vinil, prensado pela própria
Rocinante, no dia 10 de dezembro.

Com direção e produção musical de Bernardo Ramos, o trabalho reúne flautistas de
primeira linha: Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves e
Marcelo Martins. A formação por vezes se expande, contando com os reforços do
piano de Marcelo Galter e do trombone de Rafael Rocha.

O projeto resulta do acesso ao vasto acervo de partituras de Hermeto, digitalizado
pelo multi-instrumentista mineiro Felipe José. No texto da contracapa, o diretor
artístico da Rocinante, Sylvio Fraga, explica que a gênese do trabalho se deu a partir
da escuta das músicas ‘Auriana’ e ‘Vou esperar’: “Senti um desejo enorme de ouvir
mais músicas do Hermeto em formato parecido. Líricas, agrestes, camerísticas,
livres, parecidas com nada nesse mundo a não ser o próprio mundo que inventam.”

As composições celebram um instrumento fundamental na trajetória de Hermeto.
Jovino Santos Neto, organizador do acervo e ex-integrante do lendário grupo do
Campeão, testemunha que ele “conhece profundamente todos os recursos e limites
da flauta”, e afirma que “as peças registradas neste álbum são uma amostra inédita
dos sons que habitam o cérebro magnético do nosso querido Mestre”.

Algumas das obras não chegaram a ser nomeadas pelo Mestre (como os diversos
quartetos e quintetos). A isso se deve a adoção de títulos descritivos com numeração
que não pretende sugerir cronologia.

As formações exploradas vão do duo ao decteto. Trata-se de um lado camerístico
da obra de Hermeto, o que contribui para o saudável embaralhamento das categorias
‘erudito’ e ‘popular’. O fato é que, ao escrever música tão desafiante para formações
pequenas de instrumentos acústicos, Hermeto exige dos músicos “apuro técnico e
vitalidade interpretativa para alcançar uma imaginação composicional que une
práticas musicais aparentemente díspares”, como escreveu Sylvio.

De fato, o compositor que se vale de uma branda escrita coral na ampla ‘Amigo Sion’
é o mesmo que vai abrir o brevíssimo ‘Quarteto de flautas e trombone n.º 2’ com
polirritmias quase impraticáveis. O autor que tantas vezes recorre a ásperos
aglomerados de notas em intervalos de semitons (os chamados clusters) pode
escrever uma miniatura de caráter quase mozartiano, o ‘Quarteto de flautas e
trombone n.º 5’.

Às vezes encontraremos, no interior da mesma peça, estruturas diversas: cerrada
polifonia e longas passagens em uníssono no ‘Duo de flautas n.º 1’ (dedicado a Celso
Woltzenlogel); modalismo nordestino e atonalidade no ‘Duo de flautas n.º 2’; radicais
adensamentos e rarefações texturais ao longo dos três movimentos da ‘Suíte Mundo
Bom’ (dedicada a Odette Ernest Dias).

O trabalho do diretor musical Bernardo Ramos foi fundamental para que se pudesse
alcançar o resultado específico exigido por cada um desses procedimentos
composicionais. Foi ele quem dirigiu os ensaios e as gravações, orientando a
abordagem de partituras que originalmente não traziam marcas de expressão e de
articulação.

A presença de Carlos Malta é mais um trunfo do projeto. Como Sylvio observa, Malta
foi “integrante por mais de uma década do grupo de Hermeto, na época em que as
peças deste disco foram compostas, guardando nos dedos a memória muscular de
algumas delas.”

Para Jovino Santos Neto, que presenciou o nascimento dessas composições, “é um
prazer enorme ouvi-las de novo”, além de sentir “um alívio tremendo, por saber que
esse legado musical vai ser preservado para as gerações futuras.”

A capa deste Vol. 1 estampa uma escultura do artista sergipano Véio fotografada por
Diego Bresani, estabelecendo um diálogo visual com as raízes agrestes e a obra
orgânica de Hermeto.

E Sylvio Fraga arremata: “Não conheço nada mais vivo do que a obra do Campeão”.

SERVIÇO

  • Álbum: Obra viva de Hermeto Pascoal - Vol. 1 Flautas
  • Artistas: Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves, Marcelo
    Galter, Marcelo Martins, Rafael Rocha
  • Lançamento: Rocinante Atividades Artísticas (2025) Formato: LP (Vinil) e Digital

Repertório (Composições de Hermeto Pascoal)

Lado A (16:09)

1. Amigo Sion (4:40)
2. Suíte Mundo Bom (dedicada a Odette Ernest Dias)
1º movimento: A corrida dos patos (1:33)
2º movimento: A feira dos sons (0:53)
3º movimento: Festança (2:07)
3. Duo de flautas n.º 1 (dedicado a Celso Woltzenlogel) (2:31)
4. Quarteto de flautas e piano n.º 1 (1:28)
5. Quinteto de flautas e piano n.º 1 (1:48)
6. Quarteto de flautas n.º 1 (1:09)

Lado B (19:52)

1. Quarteto de flautas n.º 2 (2:54)
2. Quarteto de flautas n.º 3
1º movimento: Passeio (2:27)
2º movimento: Caminhos lindos (1:48)
3º movimento: Cheguei, cheguei, cheguei, cheguei! (1:55)
3. Duo de flautas n.º 2 (dedicado a Celso Woltzenlogel) (4:06)
4. Quarteto de flautas n.º 4 (0:50)
5. Quarteto de flautas e trombone n.º 1 (2:22)

6. Quarteto de flautas e trombone n.º 2 (0:38)
7. Quarteto de flautas e trombone n.º 3 (1:11)
8. Quarteto de flautas e trombone n.º 4 (0:52)
9. Quarteto de flautas e trombone n.º 5 (0:49)

FICHA TÉCNICA COMPLETA

  • Direção artística: Sylvio Fraga
  • Direção e produção musical: Bernardo Ramos
  • Gravação: Pepê Monnerat, Arthur Damásio e Flávio Marcos Batata
  • Mistura e masterização: Arne Schumann Edição: Arthur Damásio e Arne Schumann
  • Coordenação artística: Jhê
  • Coordenação técnica: Flávio Marcos Batata
  • Projeto gráfico: CLDT
  • Fotografia da capa: Diego Bresani
  • Fotografias da gravação: Lucca Mezzacappa e Thiago Pozes
  • Fotografias de Hermeto Pascoal: Pierre Lapijover e acervo pessoal
  • Direção executiva: Bruno Vieira
  • Direção de produção: Geraldinho Magalhães
  • Produção executiva: Alessandra Ramalho e Raquel Cardoso
  • Assistência de produção: Flora Gaiad
  • Produção local: Alethéa Perdigão

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