Política

Rodrigo Cunha é eleito líder do Podemos no Senado

TNH1 com Assessoria | 21/02/24 - 14h52
Foto: Senado Federal

O senador alagoano Rodrigo Cunha foi eleito líder do partido Podemos no Senado Federal. Ele substitui Oriovisto Guimarães (PR).

O novo vice-líder do partido, que conta com sete representantes na Casa é Marcos do Val (ES). Quem ocupava o cargo até agora era Styvenson Valentim (RN). 

“Vamos honrar cada voto de nossos pares e conduzir o Podemos de forma proativa, posicionando o partido como uma das principais forças motrizes do debate legislativo no Congresso Nacional em prol do povo brasileiro. Agradeço a toda a bancada pelo voto de confiança, à presidente Renata Abreu, à Executiva Nacional e, especialmente, a cada alagoano e alagoana que me confiou exercer esta missão no Senado”, disse Cunha.

Integram a bancada do Podemos no Senado os senadores Carlos Viana (MG), Marcos do Val (ES), Oriovisto Guimarães (PR), Soraya Thronicke (MS), Styvenson Valentim (RN) e Zequinha Marinho (PA).

A nova função

Um líder de partido no Senado desempenha um papel importante na liderança e representação de seu partido dentro da casa legislativa. 

A função de liderança também desempenha um papel fundamental na negociação de acordos e compromissos com outros líderes partidários e com o governo, tanto dentro quanto fora de seu próprio partido, para avançar com a legislação e alcançar objetivos políticos. O líder é ainda o parlamentar responsável por defender e promover o partido em debates, comissões e votações. 

Cabe também a liderança trabalhar com outros líderes partidários e membros do Senado para estabelecer a agenda legislativa, identificando prioridades e estratégias para alcançar objetivos. O líder do partido no Senado muitas vezes serve como porta-voz da agremiação, comunicando as posições e as razões por trás das ações do partido para a imprensa, o público e outros membros do Senado.