Ronda no Bairro localiza família de criança encontrada desacompanhada no Benedito Bentes

Publicado em 18/01/2026, às 18h09
Foto: Ascom Seprev
Foto: Ascom Seprev

Por Ascom Seprev

Uma criança de 7 anos foi encontrada desacompanhada no Terminal de Passageiros do Benedito Bentes, em Maceió, e recebeu atendimento da Equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro, que priorizou o acolhimento e a proteção da menor.

A equipe conseguiu identificar informações que levaram à localização da responsável legal da criança, que estava aflita com seu desaparecimento, após receber relatos de populares sobre a situação.

Após a entrega da criança à sua responsável, a equipe reforçou orientações sobre cuidados e responsabilidade, e o caso foi comunicado ao Conselho Tutelar para garantir a continuidade da proteção e acompanhamento da situação.

Resumo gerado por IA
Agentes da Equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro, formada por psicólogos e assistentes sociais, prestaram atendimento, na tarde deste sábado (17), a uma criança de 7 anos encontrada desacompanhada no Terminal de Passageiros do Benedito Bentes, parte alta de Maceió.
O acionamento ocorreu após populares informarem que a criança permanecia no local desde o período da manhã. De imediato, a Equipe Social iniciou o atendimento, realizando uma escuta qualificada, com foco no acolhimento, na proteção e na garantia dos direitos da menor.
Durante o atendimento, foi possível identificar informações que auxiliaram na localização da família. Com o apoio do efetivo operacional do Ronda no Bairro, os agentes se dirigiram à região indicada, onde, após contatos com moradores, conseguiram localizar a responsável legal, que já estava desesperada com o desaparecimento da criança.
Após a confirmação do vínculo familiar, a criança foi entregue à responsável, momento em que a Equipe Social reforçou orientações quanto aos cuidados, à proteção e à responsabilidade com a menor de idade.
Todo o caso foi comunicado ao Conselho Tutelar da região, que foi informado sobre a ocorrência e orientado quanto à importância do acompanhamento da situação, garantindo a continuidade da rede de proteção à criança.
O Ronda no Bairro atua não apenas na promoção da segurança de proximidade, mas também no atendimento humanizado, na mediação social e na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Gostou? Compartilhe