Saiba como acessar o novo mecanismo de devolução de dinheiro do Pix em caso de fraude

Publicado em 25/11/2025, às 08h13
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Por Extra Online

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix foi atualizado para rastrear o 'caminho do dinheiro' em casos de fraudes, permitindo a devolução mais rápida dos valores às vítimas, com um prazo de até 11 dias após a contestação.

Desde sua criação em 2021, o MED já tinha como objetivo facilitar a devolução de recursos, mas a nova versão amplia sua eficácia ao identificar múltiplas contas envolvidas nas transações fraudulentas.

A partir de 2 de fevereiro de 2026, o uso do MED será obrigatório para instituições financeiras, enquanto um novo 'botão de contestação' já está disponível para facilitar o processo de reclamação diretamente pelos usuários no aplicativo do banco.

Resumo gerado por IA

A ferramenta que permite rastrear e devolver recursos em casos de fraude no Pix ganhou uma nova versão desde domingo passado. Com a atualização, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a acompanhar o “caminho do dinheiro” em ocorrências de golpes, fraudes ou coerções envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos.

Inicialmente, o uso da novidade pelas instituições financeiras é facultativo, mas passará a ser obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026.

O MED foi lançado originalmente em 2021, um ano depois da criação do Pix, para possibilitar a devolução mais rápida do dinheiro de clientes lesados em casos de golpe ou fraude. Mas, logo em 2022, os bancos e o Banco Central (BC) perceberam a necessidade de ampliar o alcance do mecanismo.

No formato original, a devolução dos valores ocorre apenas a partir da conta inicialmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores são rápidos e conseguem retirar os recursos dessa conta e transferi-los para outras antes do bloqueio.

Com o aprimoramento, o MED passa a identificar “possíveis caminhos dos recursos”, indo além da primeira conta para qual o dinheiro foi transferido.​ Essa identificação vai ser compartilhada com os bancos envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação do cliente.

Botão de contestação

Desde 1º de outubro, o Pix conta com o “botão de contestação”, funcionalidade integrada ao MED que pode ser acionada diretamente no aplicativo da instituição em situações de fraude, golpe ou coerção.

Segundo o Banco Central, a ideia é facilitar a contestação de uma transação via Pix por parte dos usuários do sistema. O procedimento será feito de forma digital, sem a necessidade de contato com um atendente.

O recurso permite acelerar o bloqueio dos valores nas contas de criminosos. Com isso, vítimas de operações indevidas poderão recuperar o dinheiro em menos tempo.

Como pedir o Pix de volta?

Segundo o BC , para solicitar o recurso de volta é necessário registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias da data em que você fez o Pix.

Veja o passo a passo:

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