Brasil

Saiba como é a tecnologia utilizada na reabilitação de Rodrigo Mussi

Metrópoles | 29/04/22 - 19h35
O brother recebeu alta do Hospital das Clínicas e foi transferido para a Rede Lucy Montoro, em São Paulo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rodrigo Mussi recebeu alta do Hospital das Clínicas, em São Paulo, na última quinta-feira (28/4). O gerente comercial foi transferido para a reabilitação dos movimentos das pernas e dos braços na Rede Lucy Montoro, também na capital paulista. De acordo com o jornal O Globo, o local conta com assistência robótica e gameterapia.

A clínica é uma das únicas a contar com a tecnologia, que coloca o paciente dentro de um jogo digital para estimular o movimento dos membros superiores. O local também conta com neuromodulação.

Depois de longa recuperação, o ex-BBB já está andando e falando. Para fazer com que seu corpo reaprenda os movimentos básicos, Rodrigo irá utilizar equipamentos de robótica, que agilizam a evolução do paciente. Para se ter uma ideia, exercícios fisioterápicos, que antes poderiam durar cerca de um ano, são feitos em um mês.

O local conta com a tecnologia InMotion, que busca estimular novas conexões dos neurônios e o aprendizado motor. Importado do Canadá, o aparato faz com que o braço do paciente, localizado em um suporte, se movimenta sozinho, de acordo com os desafios propostos por um jogo que aparece numa tela de computador.

“A pessoa também consegue fazer um número de repetições maior e nem percebe a dor. O robô estimula o paciente a acompanhar o movimento, o que provoca uma melhora na função dos braços e das mãos, trabalhando ombro, cotovelo e punho”, explicou Thaís Terranova, coordenadora da Terapia Ocupacional do espaço à época do lançamento da tecnologia.