Geral

Saiba como emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19

Metrópoles | 11/08/21 - 23h08 - Atualizado em 12/08/21 - 10h03
Ascom SMS

Ainda falta muito para a pandemia acabar mas, pouco a pouco, estamos avançando na vacinação e alguns países, como a Suíça, estão abrindo para brasileiros vacinados. Surge, então, a dúvida: como comprovar a vacinação? A maneira mais indicada é emitindo um certificado de vacinação por meio do Conecte SUS. Não sabe como fazer? Aprenda, neste post.

O que é o Conecte Sus?

O Conecte SUS é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde que promete funcionar como um passaporte de vacina para brasileiros. A ideia é que os imunizados contra a Covid-19 tenham o certificado com dados da vacinação no celular ou computador, facilitando o controle nas viagens.

No Conecte SUS, é possível emitir um certificado que comprova a imunização em português, espanhol ou inglês, onde consta a data da vacinação, laboratório da vacina, nome da vacina, lote, código do vacinador e local onde a vacina foi aplicada. O certificado conta ainda com um QR Code para validação dos dados, algo bem importante, já que alguns países o exigem para aceitação do comprovante (como é o caso do Egito).