Mercado de Trabalho

Saiba como planejar metas para 2019 nos concursos

Folha Dirigida | 01/01/19 - 09h17

Com o ano novo, muitas pessoas começam a repensar suas atitudes e traçar novas metas. Para os concurseiros não é diferente. Nessa época vale reavaliar as estratégias que estão sendo utilizadas para alcançar um grande objetivo: conquistar uma vaga na carreira pública. 

Será que seu método de estudos está sendo realmente eficaz? E quanto ao tempo que você se dedica à preparação, é mesmo suficiente? Existe algum aspecto da sua estratégia de estudo que você queria aprimorar e não consegue? Então, confira estas dicas do professor e psicanalista focado em aprendizagem, Marcelino Vianna, e saiba como tirar as suas metas do papel. 

Vianna destacou que o concurseiro deve ter em mente que definir metas é construir um trabalho direcionado ao que se deseja conquistar. "Em geral, a pessoa quando deseja muito ingressar no serviço público tem um objetivo definido: ou melhorar de vida, ou ajudar os familiares, ou ter uma estabilidade profissional. Então, uma vez que há objetivos traçados, definir metas fará o concurseiro caminhar cada vez mais alinhado na direção do que almeja." 

O professor chamou a atenção para um fato muito comum nesse período do ano: "Um percentual considerável da população define metas que não consegue cumprir no ano que se inicia." Para evitar esse problema, Vianna ressaltou que é importante definir metas possíveis. Além disso, essas definições devem respeitar a particularidade de cada indivíduo.  

"Tudo deve que ser definido de acordo com o perfil da pessoa, os seus hábitos e potencialidades, uma soma de variáveis cognitivas, emocionais, físicas, com metas mensuráveis, alcançáveis e desafiadoras. O desafio motiva e, à medida que se cumpre metas menores, pode-se aumentar o desafio com metas maiores, a união de pequenas ações realizadas com sucesso pode levar a pessoa a uma conquista gigantesca", disse.

Para explicar melhor essa questão, Vianna usou dois exemplos comparando a situação de um concurseiro a de uma pessoa que decide, repentinamente, mudar seus hábitos relacionados à saúde. Veja: "Um exemplo básico é uma pessoa que não está bem de saúde e nunca praticou atividades físicas dizer que, de repente, vai cuidar da saúde, privar-se de todos os maus hábitos de anos e ainda se tornar um atleta. Nessa condição é importante que a pessoa defina os hábitos que não podem continuar, tentar criar um novo sistema de ações com acompanhamento de um profissional, iniciar atividades físicas depois de alguns exames e, também, com orientação médica, tudo dentro dos limites físicos iniciais para que a mente possa se acomodar a novos e saudáveis hábitos", exemplificou.

E prosseguiu: "Assim também é a vida do concurseiro, ele deve levar em consideração o que deseja em termos de concurso, qual a área de concentração, quantas horas de estudos estava acostumado a cumprir, quais os bons hábitos que precisa potencializar para melhorar o foco. Uma pessoa que nunca teve o hábito de estudar diariamente não pode agora dizer que estudará 10 horas por dia, porque ela não vai conseguir, a não ser que esteja fora da curva, uma exceção."

Concurseiros devem se autoavaliar

Mas você deve estar se perguntando: afinal, o que devo levar consideração na hora de traçar minhas metas para 2019 e cumpri-las? O primeiro passo é a autoavaliação. O professor Marcelino Vianna indicou que neste momento o concurseiro se faça uma único questionamento: "o que tenho feito ao longo dos anos que não me agregou valor na busca de meus objetivos?" Segundo Vianna, uma lista gigante de atitudes começam a aparecer a partir dessa pergunta, mas a campeã é a procrastinação. Ou seja, deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje.

"A procrastinação vem associada a uma quantidade não muito pequena de desculpas que a pessoa dá a si mesma para ter a leve sensação de que não está cometendo uma falha. Minha indicação é realmente não se contagiar com influências externas — os amigos que tentam tirar do foco para uma festa, por exemplo —, eliminar, com o tempo, comportamentos negativos e assumir com clareza o que realmente se deseja e se isso vale o esforço."

O grande objetivo de um concurseiro é a aprovação, mas ela vem associada a pequenas metas que serão cumpridas ao longo do percurso, como destacou Vianna. Para definir esses objetivos menores, o professor indicou que cada um avalie seu próprio perfil e defina em qual fase está: é um concurseiro em fase inicial, intermediária ou avançada? 

"Isso diz muito dos objetivos que entrarão no planejamento e o nível de privação na busca dessas metas. Um exemplo, que tentamos ainda com os concurseiros em fase inicial, é associar um pouco mais de lazer ao tempo de estudo até que ele mesmo sinta que precisa estudar mais e um novo hábito será incluído no planejamento: aumentar as quantidade de horas de estudo. Algo que não pode ficar de fora, claro, é o descanso entre ciclos de estudos exaustivos, uma boa alimentação, atividade física e estar com as pessoas que se ama."

Cuidados com o corpo e a mente também são importantes

Vianna reforçou que a qualidade de vida deve fazer parte das metas. É importante encaixar entre a rotina de estudos, cuidados com o corpo e a mente. "Quando falamos em privação no percurso, falamos de prazeres imediatos: as noitadas em festas, excesso de bebidas alcoólicas e assim por diante.

Agora tudo aquilo que for interessante para melhorar a energia e manter o propósito em busca de se cumprir as metas e alcançar os objetivos fará parte do planejamento e será prioridade na construção da rotina de estudos do concurseiro", alertou. Outro ponto importante para o crescimento do concurseiro é saber lidar com as frustrações.

Nesses casos, quando algo saiu fora do planejado, a dica do professor é: "se não deu certo desta vez, mas você está cumprindo as metas traçadas e seguindo o plano, utiliza a situação como aprendizado, reavalia e continua. Se não deu certo desta vez e não se está seguindo o plano, reorganiza, passa a cumprir as metas, segue o plano e continua, desistir não é opção."

Por fim, Marcelino Vianna deu algumas dicas para a construção de um bom planejamento:

Defina o que é negociável no seu dia a dia (Horas fixas de trabalho, de forma geral, não são negociáveis, se a pessoa trabalha e ainda estuda para concursos)

Defina suas horas de estudos.

Faça uma análise dos hábitos que deverão sair da rotina e os que deverão entrar

Estabeleça o planejamento correto sem comprometer a qualidade de vida física e emocional

Procure uma mentoria de estudos que possa levá-lo a um outro patamar de organização, planejamento, cumprimento das metas, com constância e consistência