Saiba por que 36 municípios alagoanos tiveram apagão nesta terça-feira, 14

Publicado em 14/10/2025, às 14h03
Imagem feita por I.A.
Imagem feita por I.A.

Por TNH1 com Folhapress

Por volta das de 00h30 desta terça-feira, 14 de outubro, 36 municípios de Alagoas tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. 

Vai haver horário de verão em 2025?

Mas o apagão não atingiu apenas Alagoas. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), os principais estados afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, mas houve interrupção de energia em todas as unidades federativas do país.

O apagão foi provocado por um incêndio em reator do sistema de transmissão da subestação de Bateias, no município de Campo Largo (PR). Segundo o Ministério de Minas e Energia, o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada e o sistema voltou ao normal até a 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e por volta das 2h30 na região Sul.

O complexo de Bateias, na área de Copel, tem mais de um pátio, com proprietários diferentes. Em nota, a Copel informou que o incêndio ocorreu no reator de uma linha de transmissão de propriedade de Furnas e operado por ela, no sistema Eletrobras, e levou ao desligamento de toda a operação no local. O fogo foi controlado pelos bombeiros ainda na madrugada. Segundo a empresa, nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado. Também em nota, a Eletrobras disse que as causas do incêndio estão sendo investigadas.

A Equatorial Alagoas informou que "o desligamento da rede básica de energia foi na madrugada desta terça-feira (14/10), após acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)". 

"O desligamento ocorreu às 00h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 00h45. Todos os clientes afetados na área de concessão da Equatorial Alagoas já foram restabelecidos", disse ainda, na nota.

Gostou? Compartilhe